A FIFA aceitou experimentar a tecnologia apresentada pela Adidas ao International Board, em Cardiff, e deverá testar a utilização de um «microchip» numa bola já durante o campeonato do mundo de sub-20, que se realiza no Peru em Setembro. Em causa a avaliação dos lances em que os árbitros não conseguem aferir se a bola ultrapassou totalmente a linha de golo, como sucedeu, por exemplo com o golo não validado a Pedro Mendes no Manchester United-Tottenham.
A empresa de materiais desportivas testou a tecnologia num jogo entre a equipa principal do Nuremberga e as suas reservas, sendo que a bola do jogo detinha um «microchip» no seu interior, pelo que quando ultrapassa a linha de golo o árbitro é avisado directamente por um bip e não pelo auxílio de qualquer câmara de televisão. O facto de não haver atraso no tempo real impressionou o International Board.
A Federação Inglesa ofereceu-se para entrar na experiência, mas o facto da Premier League trabalhar com outra marca desportiva dificulta o processo. A Adidas está a desenvolver a nova bola com duas companhias germânicas, a Cairos Technologies e a Fraunhofer, mas não acredita que o processo esteja totalmente concluído a tempo do Mundial de 2006, que se realiza precisamente na Alemanha.