As transferências de Hulk e Walter para o F.C. Porto, mas também de Rodrigo Tiuí para o Sporting, podem acabar no Comité Disciplinar da FIFA. Pelo menos o organismo que dirige o futebol garante estar a analisar a abertura de um processo de investigação a todas as transferências de Juan Figer.

O empresário brasileiro, recorde-se, fez as transferências dos referidos jogadores para F.C. Porto e Sporting através do Club Atlético Rentistas, do Uruguai, que comprou os passes de Hulk e Walter ao Tokyo Verdi e ao Internacional, respectivamente, para no mesmo dia os vender para o F.C. Porto.

«A FIFA pode confirmar que o Comité Disciplinar está a verificar se existe razão para abrir uma investigação a todas as transferências do empresário Juan Figer e do Club Atlético Rentistas, incluindo claro a transferência de Hulk», garantiu a assessoria de imprensa da FIFA ao Maisfutebol.

Recorde o envolvimento do Rentistas no negócio-Hulk

A mesma fonte acrescentou que a verificação vai determinar se existe matéria de facto para abrir uma investigação a todas as transferências de Juan Figer que incluam o Club Atlético Rentistas e para «analisar o possível envolvimento da Confederação Brasileira de Futebol nas transferências.»

Recorde-se que Juan Figger já teve de responder perante a Comissão Parlamentar de Inquérito, no Brasil, a propósito das mesmas transferências. Mais tarde foi também investigado pelo Ministério Público Federal. Ambas as investigações terminaram sem que Juan Figer tivesse tido qualquer condenação.

Recorde-se também que recentemente a FIFA negou estar a investigar o F.C. Porto, que comprou o passes dos jogadores pelo dobro do preço. O que acaba agora por perceber-se melhor: a FIFA está ainda a analisar a possibilidade de abrir uma investigação a Juan Figer e ao Club Rentistas.