A FIFA anunciou os nomes das futebolistas e treinadoras candidatas à Bola de Ouro 2013, nas respetivas categorias. As vencedoras serão reveladas a 13 de janeiro.

A brasileira Marta é uma das favoritas a vencer o troféu. A jogadora dos suecos do Tyreso FF venceu a Bola de Ouro durante cinco anos consecutivos e ficou em segundo lugar nas duas últimas temporadas.

A norte-americana Abby Wambach, vencedora do ano passado, figura entre as candidatas, mas a japonesa Homare Swa, vencedora em 2011, não aparece na lista da FIFA.

Além da brasileira e da norte-americana, as outras candidatas à Bola de Ouro são: as alemãs Nadine Angerer e Lena Goessling, as suecas Nilla Fischer e Lotta Schelin, as japonesas Sari Kumagai e Yuki Ogimi, a norte-americana Alex Morgan e a canadiana Christine Sinclair.

A FIFA divulgou também os nomes candidatos ao prémio de melhor treinadora de futebol feminino:Gilles Eyquem (seleção francesa sub-19), Kenneth Heiner-Møller (seleção dinamarquesa), Ralf Kellermann (Wolfsburg), Shelley Kerr (Arsenal Ladies FC), Patrice Lair (Lyon), Silvia Neid (seleção alemã), Cindy Parlow Cone (Portland Thorns FC), Even Pellerud (seleção norueguesa), Anna Signeul (seleção escocesa), Pia Sundhage (seleção sueca).

A FIFA e a France Football vão anunciar, na próxima terça-feira dia 29, os nomes dos dez finalistas candidatos a melhor jogador masculino, mas também os finalistas a melhor treinador do ano.

No início de dezembro, as listas de dez nomes serão reduzidas a apenas três candidatos que receberam mais votos por parte dos treinadores e capitães das seleções, sem revelar ainda os vencedores.

A 13 de janeiro, em Zurique, a FIFA revelará os vencedores da Bola de Ouro, do prémio Puskas (melhor golo do ano) e da equipa do ano de 2013.