O Comité de Emergência da FIFA autorizou as suas associações membro a jogarem particulares de futebol com equipas do Kosovo, de acordo com o artigo 83 dos Estatutos e depois de reuniões realizadas em 2012.

«A decisão tomada pelo Comité de Emergência representa um feito importante no desenvolvimento do futebol no Kosovo e mais uma vez demonstra o poder do nosso desporto na união dos povos», explicou, num comunicado, o presidente da FIFA, Joseph Blatter.

A decisão do Comité de Emergência da FIFA vem no seguimento de um encontro presidido por Blatter, a 10 de janeiro, entre os presidentes das Federações de Futebol da Sérvia e do Kosovo, Tomislav Karadzic e Fadil Vokrri, respetivamente, com o intuito de debaterem este assunto.

No entanto, as equipas representantes do Kosovo não vão poder participar em jogos oficiais, ou de classificação, nem participar em particulares contra seleções ou clubes da antiga Jugoslávia, enquanto a sua Federação de Futebol não for membro da FIFA.

As equipas representantes do Kosovo também não estão autorizadas a usar símbolos nacionais, nem a entoar o hino nacional, embora possam ter escrito nas suas camisolas «Kosovo», bem como o símbolo de uma estrela na letra «O» dessa palavra.

Os jogos particulares com equipas kosovares serão realizados no território do Kosovo, mediante a informação por escrito, com 21 dias de antecedência, à FIFA, que, posteriormente, irá informar a Federação Sérvia de Futebol.