O Comité Disciplinar da FIFA abriu um processo à Federação de Croata de Futebol (H.N.S.) por comportamento racista dos seus adeptos, anunciou esta sexta-feira o site do organismo que tutela o futebol mundial.
De acordo com o que a FIFA apurou, alguns adeptos croatas juntaram-se para formar uma cruz suástica, símbolo Nazi, durante a vitória da Croácia frente à Itália, na passada quarta-feira em Livorno.
A H.S.N. não esteve disponível para reagir à abertura do processo, mas na sexta-feira de condenou o comportamento dos adeptos. «Fiquei mesmo desiludido e chocado com os adeptos. Eles não se importam com a Croácia mas apenas consigo mesmos», afirmou o presidente da Federação Croata de Futebol, Vlatko Markovic, ao jornal «Jutarnji List».
Um adepto, membro da claque «Armada» que apoia o F.C. Rijeka, confirmou a provocação: «A cruz Nazi foi a nossa resposta às provocações (ndr. dos adeptos italianos) que hastearam a bandeira jugoslava e símbolos comunistas.»
O chefe da segurança da H.S.N., Zoran Cvrk, teme que este incidente prejudique a candidatura conjunta da Croácia e Hungria para receber Campeonato Europeu de Futebol de 2012.
«Cada incidente com adeptos é um tiro no pé na nossa tentativa de receber o Euro 2012. Este incidente merece ser tratado com severidade. Pedimos aos adeptos que nos ajudem a encontrar os culpados, para que a polícia possa bani-los dos estádios», disse, ao jornal «Jutarnji List».