Vai poder beber-se cerveja no Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil. A FIFA garantiu que a venda e o consumo de álcool não estarão proibidos, ainda que o Governo brasileiro tenha criado uma lei de proibição em 2003, e que defenda que por motivos de saúde e de prevenção de actos violentos não deva ser quebrada durante a competição.

Tudo sobre o futebol brasileiro

O tema entrou em discussão, mas a FIFA nega-se a negociar, até porque um dos seus principais patrocinadores é desde há muito a marca de cerveja Budweiser. «As bebidas alcoólicas fazem parte do Campeonato do Mundo, por isso vamos tê-las. Desculpem se soa a arrogância, mas isto não vai ser negociado», disse Jerome Valcke, secretário-geral do organismo máximo do futebol.

Outro dos pontos em discórdia, entre a organização e o Governo, são os bilhetes. No Brasil, os estudantes têm 50 por cento de desconto, e a FIFA criou uma categoria de bilhetes diferente para estudantes e idosos, mas quer certificar-se que não haverá irregularidades na venda. «É injusto que uma pessoa, que pode comprar um bilhete de uma categoria superior, compre de uma inferior. Temos de garantir que isso não vai acontecer, até porque aparentemente é muito fácil conseguir um cartão de estudante aqui», justificou Valcke.