Um grupo especializado da FIFA, liderado pelo alemão Franz Beckenbauer quer instituir uma nova norma de «fair-play» no futebol: para além de se cumprimentarem antes dos desafios, os jogadores das duas equipas em campo deverão repetir o gesto no final.

O objetivo deste grupo, denominado «Task Force Football 2014», é aumentar o cavalheirismo no futebol e melhorar a imagem em torno do jogo.

«Feito sempre, acredito que daria uma melhor imagem se os jogadores se cumprimentassem e saíssem do relvado juntos», afirmou Beckenbauer.

Esta poderia ser uma forma de evitar casos como o que aconteceu recentemente entre Luis Suárez, do Liverpool, e Patrice Evra, do Manchester United. O uruguaio recusou cumprimentar o francês que não o poupou no final do jogo.

«Temos de acabar com isso. As equipas devem deixar o relvado da mesma forma que entram», defende Beckenbauer, que diz ainda que esta seria uma norma que não daria castigo, em caso de ser infringida, tal como as restantes do «fair-play».

O «Task Force Football 2014» foi criado por Sepp Blatter, presidente da FIFA, para melhorar a imagem do futebol na preparação para o Mundial do Brasil.