O International Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol, vai realizar esta semana o terceiro seminário sobre o vídeo-árbitro, em Zurique, na sede da FIFA, num evento que terá participação portuguesa.

Portugal é um dos sete países do mundo a receber testes para a implementação do vídeo árbitro, tendo a estreia desta tecnologia ocorrido na Supertaça Cândido Oliveira, a 07 de agosto, no embate entre Benfica e Sporting de Braga (3-0).

Os restantes nove jogos em solo luso serão também em encontros organizados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), casos dos jogos dos quartos de final, das meias-finais e da final da Taça de Portugal.

De acordo com o IFAB, o workshop, que se realiza quinta e sexta-feira, vai servir sobretudo para os países partilharem as experiências que efetuaram durante os últimos meses e consolidar os conhecimentos sobre a tecnologia e a sua implementação.

O organismo espera no início de 2017 começar a efetuar provas reais, ao vivo, em que a equipa de arbitragem está ligada e o principal árbitro decide de acordo com a informação facilitada pelo vídeo-árbitro. 

Pela primeira vez, França e Bélgica vão participar no seminário, juntando-se a Austrália, Brasil, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal e Estados Unidos.

A decisão do IFAB sobre a implementação ou não do vídeo-árbitro será tomada em 2018 ou 2019.