O órgão de justiça interna da FIFA suspendeu Joseph Blatter e Michel Platini de todas as atividades relacionadas com o futebol durante os próximos oito anos.

As suspensões do antigo presidente da FIFA e do líder máximo da UEFA tem efeitos imediatos. Os dois dirigentes estavam suspensos por 90 dias na sequência de investigação levadas a cabo pelo Comité de Ética do organismo máximo do futebol mundial, que pediu mão pesada para os dirigentes.

A decisão do comité de justiça surge na sequência de um pagamento de 1,8 milhões de euros a Platini que Blatter autorizou ilegalmente em 2011.

Em comunicado, a Câmara Adjudicatória do Comité de Ética da FIFA refere que os dois dirigentes violaram vários artigos do Código de Ética do organismo, entre os quais os que dizem respeito a subornos, corrupção, oferta, aceitação de prendas e outros benefícios, bem como conflitos de interesses e deveres de lealdade.
 
Blatter foi ainda condenado ao pagamento de 50 mil francos suíços (46 mil euros), enquanto Platini vai ter de pagar uma multa no valor de 80 mil francos suíços (cerca de 74 mil euros).

A sanção aplicada vem agora deitar por terra uma eventual candidatura de Platini às eleições da FIFA, agendadas para o 26 de fevereiro de 2016.

Joseph Blatter assumiu a presidência da FIFA em 1998, sucedendo ao brasileiro João Havelange. Platini chegou à liderança da UEFA em 2007. Os dois dirigentes ainda podem recorrer das respetivas sanções para a FIFA e para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).