A FIFA confirmou, esta segunda-feira, a irradiação do árbitro ganês Joseph Lamptey, decidida pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), na sequência do reconhecimento de um histórico de jogos combinados desde 2010.

 Entre estes jogos, um particular de Portugal no Gabão (2-2), em 2012.
 
Os investigadores do organismo reconheceram que Lamptey tem «um historial de suspensões por fracos desempenhos», além de habitualmente assinalar mais penáltis do que os outros juízes africanos, o que aconteceu nesse jogo de Portugal.
 
Em Libreville, a 14 de novembro de 2012, Lamptey assinalou três penáltis, dois a favor da seleção gabonesa, ambas convertidas por Madinda e Pocko, e um de Portugal, que Pizzi converteu.
 
A irradiação de Joseph Lamptey ocorreu na sequência do encontro de qualificação para o o próximo Mundial, entre África do Sul e Senegal, que terminou com o triunfo sul-africano por 2-1. O Senegal venceu a repetição do encontro por 2-0 e assegurou a presença na Rússia.
 
«O TAS concluiu que Lamptey tomou intencionalmente duas decisões erradas com o único propósito de assegurar um número específico de golos marcados que assegurassem o sucesso de apostas avultadas», justifica a FIFA em comunicado.