«Em tudo o que tem a ver com a prevenção e combate tem de haver unidade de comando político. Neste momento, a dispersão de competências por três ministérios não ajuda nada a que o problema tenha uma solução à altura», sustentou o deputado Rui Vieira numa visita à Serra da Boa Viagem, adianta a agência «Lusa».

Esta recomendação faz parte do relatório elaborado pela comissão para o governo, já apresentado ao plenário da Assembleia da República, sobre a prevenção e combate dos fogos florestais.

Das 45 recomendações apresentadas, o parlamentar destacou também a necessidade de se parar «com o afã de legislar» e da evolução do sistema de protecção civil no sentido da profissionalização.

«Não se trata de menosprezar o papel importante dos bombeiros voluntários, mas de chamar a atenção para terem secções profissionalizadas que possam combater os incêndios com mais eficiência», acrescenta.

Segundo o deputado, é também preciso que, no novo quadro comunitário de apoio, a afectação de recursos à floresta «possa dar exequibilidade a algumas medidas do Governo que estão em execução, como a constituição das zonas de intervenção florestal (ZIF)».