Sete jornadas sem parar. Kostas Mitroglou é o goleador da moda no campeonato português, mesmo que ainda longe dos que ocupam os primeiros lugares da tabela, com destaque para o companheiro Jonas.

O grego é um caso à parte. Atravessa o melhor período de forma da temporada, depois de um arranque bastante irregular, que até lhe custou, a certo ponto, a titularidade. Habituado a ser, sozinho, o farol dos ataques das equipas que representou, teve de habituar-se a jogar em dupla. E parece, de vez, com rotinas ganhas.

Desde a 17ª jornada, na Choupana, frente ao Nacional, que Mitroglou marca pelo menos um golo a cada jogo. São sete jornadas consecutivas, então, e um total de nove golos apontados. Os mesmos de Jonas em igual período, mas o brasileiro ficou em branco em dois encontros dessa série (Estoril e FC Porto).

Os números de Mitroglou nas últimas sete jornadas

17ª jornada: Nacional-Benfica (18 minutos, 1 golo)

18ª jornada: Estoril-Benfica (45 minutos, 1 golo)

19ª jornada: Benfica-Arouca (86 minutos, 1 golo)

20ª jornada: Moreirense-Benfica (72 minutos, 1 golo)

21ª jornada: Belenenses-Benfica (84 minutos, 3 golos)

22ª jornada: Benfica-FC Porto (90 minutos, 1 golo)

23ª jornada: P. Ferreira-Benfica (90 minutos, 1 golo)

Mitroglou em grande momento de forma

Mitroglou tem a melhor série de jogos a marcar do Benfica e do campeonato. Para se ter uma ideia, Jonas, melhor marcador, nunca marcou em mais de três jogos seguidos esta época. Aconteceu na mesma série do grego, mas nas jornadas 19 a 21 (cinco golos no total), ficando depois em branco frente ao FC Porto.

Olhando, de resto, para a época passada, em que também foi o melhor marcador encarnado na Liga, Jonas nunca esteve mais de quatro jornadas a marcar.

Aliás, para se encontrar um jogador do Benfica que tenha marcado em sete jornadas consecutivas é preciso recuar à temporada 2011/12, altura em Oscar Cardozo o conseguiu. Depois dele surge, então, Mitroglou, sendo que o grego, emprestado pelo Fulham, pode ainda melhorar o seu registo, naturalmente.

Se marcar ao União da Madeira, na próxima jornada, iguala a melhor marca da carreira, conseguida no campeonato helénico em 2011/12, ao serviço do Atromitos. Depois ficará a um golo em Alvalade de chegar às nove jornadas consecutivas a marcar, algo que, no Benfica não acontece desde 1964/65 por…Eusébio.

Jackson, Jardel e Lima foram os últimos nos rivais

Para enquadrar melhor o registo atual de Mitroglou, o Maisfutebol analisou o que têm feito os goleadores dos rivais encarnados e também nas principais Ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França).

No Sporting, a melhor série pertence a Slimani. O argelino marcou em cinco jornadas consecutivas, entre a 15ª e a 19º. Começou, portanto, frente ao FC Porto e parou na vitória por 3-2 sobre a Académica, jogo em que ficou em branco. Fez 8 golos nesse período de cinco jogos.

No FC Porto o registo é bem mais modesto, mas pode ser aumentado. Aboubakar conseguiu três jornadas seguidas a marcar entre a 20ª e a 22ª, ou seja, antes desta receção ao Moreirense, em que não foi utilizado. Portanto, se jogar no Restelo e marcar, Aboubakar aumentará para quatro jornadas consecutivas.

Aboubakar ainda não fez melhor que três jornadas seguidas a marcar

Fomos ainda procurar registo igual ao de Mitroglou em Alvalade e no Dragão. Foi preciso recuar bem menos a norte.

Jackson Martínez, na primeira época no FC Porto (2012/13) marcou em sete jornadas consecutivas, entre a 2ª e a oitava. Aliás, o registo do colombiano nesse ano é impressionante: marcou nas tais sete rondas, ficou em branco um jogo, marcou mais quatro seguidos, ficou em branco outro e marcou em mais seis. Ao todo, em 20 jornadas marcou em 18!

No Sporting, a viagem no tempo termina no início do século. Na Liga 2001/02, ano do último campeonato ganho pelos leões, Mário Jardel também conseguiu marcar em sete jornadas seguidas, entre a 10ª e a 16ª, com dois golos ao Benfica pelo meio, num polémico jogo na Luz em que a equipa de Lazlo Boloni recuperou de um 2-0 para 2-2.

No caso do Sp. Braga, atual quarto classificado da Liga, o último jogador a marcar em sete jogos seguidos foi Lima, antes da mudança para a Luz. Na época 2011/12, o brasileiro marcou entre a 18ª e a 24ª jornada, terminando o ciclo numa derrota precisamente em casa do Benfica.

Jamie Vardy recordista em 2015/16, Ibrahimovic com boa série em andamento

Juntando a Liga portuguesa às cinco principais da Europa, Mitroglou é o sexto futebolista a chegar às sete jornadas consecutivas a marcar. Três deles, de resto, ficaram-se por ali.

Em Espanha, Luis Suárez, do Barcelona, melhor marcador da Liga, e Lucas Pérez, do Deportivo, estiveram sete jornadas consecutivas a marcar. O uruguaio conseguiu-o entre a 8ª e a 14ª jornada, chegando aos 10 golos nesse período. Pérez fez um por jogo entre a 10ª e a 16ª.

Na Premier League há mais dois jogadores a ter em conta. Lukaku, do Everton, também marcou sempre entre a 11ª e a 17ª jornadas. Foram oito golos em sete jogos. Ainda assim, ficou longe do recordista, não só em Inglaterra como em todos os principais campeonatos. Falamos, claro está, de Jamie Vardy.

Jamie Vardy é a maior surpresa da época nos campeonatos europeus

O avançado do sensacional Leicester esteve 11 jornadas consecutivas a marcar, entre a 4ª e a 14ª, apontando um total de 13 golos nesse período. É, ainda, o melhor marcador do campeonato, com 19 golos.

Na Bundesliga, o melhor registo é de Pierre Aubameyang, do Borussia Dortmund. Oito jornadas consecutivas a marcar, no arranque do campeonato, entre a 1ª e a 8ª. Apontou dez golos.

Em Itália nenhum jogador marcou em sete jornadas seguidas (Higuaín, do Nápoles, ficou-se pelas seis), tal como em França, embora haja uma diferença: o registo de Ibrahimovic, do PSG, também é de seis jornadas mas é…o registo atual. Ou seja, o sueco pode ainda chegar às sete se marcar no próximo jogo e ameaçar os recordes se assim continuar.