Marvin Zeegelaar faz todo o flanco esquerdo da sua equipa. Foi assim que chegou ao Rio Ave há uma época. É assim que continua nesta temporada: a fazer todo a lateral esquerda da equipa, ora como defesa, como médio, ou extremo na linha avançada.

Neste domingo, o jogador holandês do Rio Ave foi médio esquerdo na equipa orientada por Pedro Martins jogando na linha média a servir o elemento mais avançado do onze. No segundo jogo consecutivo a marcar golos na Liga, neste que foi frente ao Nacional, para esta 9ª ronda da Liga que terminou nesta segunda-feira, Marvin Zeegelaar foi decisivo para o jogo fazendo o único golo da partida e que determinou a atribuição dos três pontos.

Com este triunfo frente ao Nacional e fruto das condicionantes que levaram ao adiamento do jogo do FC Porto na Madeira, a equipa de Vila do Conde aproveitou este facto para se colocar no segundo lugar do campeonato onde estavam (e também estão) os dragões. O facto – antes do acerto de contas do calendário – é que o Rio Ave é segundo da tabela – mantendo a candidatura à melhor classificação de sempre.



Com Zeegelaar a defesa, a médio ou na extrema esquerda? Até agora, dividindo-se pelas três zonas do terreno. Nos nove jogos do campeonato, o lateral esquerdo sempre titular ocupou estas três posições de maneira relativamente equilibrada entre elas: cinco como defesa esquerdo; e as outras quatros vezes como atacante, duas mais na zona média e outras duas como extremo.

Jogos do Rio Ave na Liga e a participação de Marvin Zeegelaar (de início):

J1 Belenenses-Rio Ave, 3-3: 90 minutos – defesa
J2 Rio Ave-Sp.Braga, 1-0: 90 minutos – defesa
J3 V. Setúbal-Rio Ave, 2-2: 90 minutos – defesa
J4 Rio Ave-Sporting, 1-2: 82 minutos – médio
J5 P. Ferreira-Rio Ave: 0-3: 79 minutos – extremo
J6 Rio Ave-Académica, 1-0: 90 minutos – defesa
J7 Rio Ave-Boavista, 1-0: 90 minutos – defesa
J8 Estoril-Rio Ave, 2-2: 64 minutos (1 golo) – extremo
J9 Rio Ave-Nacional, 1-0: 90 minutos (1 golo) – médio

Com 765 minutos já jogados nesta Liga, Zeegelaar assume-se como um dos mais utilizados na equipa de Pedro Martins: o lateral esquerdo de 25 anos é o terceiro com mais tempo de jogo no campeonato (atrás apenas de Cássio e de Lionn – com 810 minutos). As nove vezes titular nesta época já deram ao holandês mais de metade dos minutos jogados na temporada de estreia em Portugal: 1380 minutos divididos por 25 jogos (16 como titular e 9 como suplente). Na temporada transata, Zeegelaar só marcou um golo e viu ao longo de todo o campeonato quatro cartões amarelos. Na presente liga, já marcou o dobro dos golos e viu os mesmos cartões.

Se o Rio Ave é segundo classificado da Liga, no ranking Maisfutebol a segunda posição passou também a ter a presença do lateral holandês – que se juntou a João Mário na perseguição a Slimani.



Continuando a dividir-se entre as funções mais defensivas e as mais atacantes, Zeegelaar mostra já estar bem habituado à liga portuguesa e às ideias de Pedro Martins - jogando mais recuado com adversários teoricamente mais fracos. Uma habituação que o holandês prenunciava no arranque desta época.



Mais utilizado na frente desde o início da carreira, Zeegelaar já passou por seis clubes e quatro campeonatos em sete épocas. O holandês estreou-se aos 18 anos pela equipa principal do Ajax e no clube de Amesterdão (de onde é natural) cresceu numa equipa onde estavam jogadores como Stekelenburg, De Jong, Van der Wiel, Alderweireld, Blind, Vertonghen, Sulejmani, Huntelaar e Luis Suárez.

Aos 25 anos, o lateral esquerdo faz agora da polivalência na esquerda uma imagem da sua marca e vai sendo um dos jogadores em destaque neste primeiro quarto da Liga. À 9ª jornada, foi a sua figura.