FC Porto e Sporting fizeram o pleno nesta ronda, duas equipas com seis vitórias em seis jogos, algo que apenas acontece pela terceira vez na história da Liga. E que também não tem paralelo nesta temporada nos grandes campeonatos da Europa. Mas a ronda do fim de semana confirmou tendências.

Os principais campeonatos estão, para começar, mais atrasados. Só um deles teve também agora a sexta jornada e esse tem a outra equipa na Europa com o pleno ao fim de seis jogos, o PSG. Com números incríveis, embora nesta ronda tenha conseguido no clássico com o Lyon uma vitória bem menos brilhante que as anteriores, apoiada em dois autogolos. Ainda assim, os parisienses venceram todos os jogos e têm um saldo de 21 golos marcados, contra apenas três sofridos. Ainda assim, o Mónaco de Leonardo Jardim mantém a perseguição, a três pontos, depois de ter voltado às vitórias, frente ao Estrasburgo.

E depois há Itália, que leva apenas quatro jornadas, mas tem nada menos que três equipas iguais na frente, só com vitórias. Juventus, Nápoles e Inter ainda não vacilaram. Todos tiveram vitórias tranquilas nesta quarta jornada. A Juve, adversária do Sporting na Champions, teve Dybala a marcar os três golos da vitória sobre o Sassuolo. O Inter foi vencer ao terreno do Crotone por 2-0 e o Nápoles assinou a goleada da ronda, 6-0 ao estreante Benevento.

O Barcelona é a outra equipa das grandes Ligas ainda só com vitórias. Ganhou nesta ronda na visita ao Getafe, um triunfo sofrido garantido com golo do reforço Paulinho, quatro vitórias em quatro jogos. A Real Sociedad não conseguiu igualar o registo, perdeu frente a um Real Madrid que voltou às vitórias depois de dois empates seguidos, num jogo que teve entre os protagonistas, no bom e no mau, o jovem português Kevin Rodrigues. Os «merengues», que a partir de agora voltarão a ter Cristiano Ronaldo, que passou por Alvalade este fim de semana, quando cumpriu o último de cinco jogos de castigo, são quartos, a quatro pontos do Barça e em igualdade com o At. Madrid, que viveu um sábado especial, com a inauguração do seu novo estádio.

Em Inglaterra, a ronda confirmou o poder dos dois rivais de Manchester. O City começou por atropelar o Watford de Marco Silva, um 6-0 com «hat trick» de Aguero e domínio esmagador. Neste domingo, o Manchester United teve um reencontro emotivo com Wayne Rooney e esperou que o seu antigo jogador saísse para colocar prego a fundo e fechar com goleada ao Everton, 4-0. City e United têm 13 pontos em cinco jornadas, ambos já cederam um empate, e aproveitaram ainda o empate do Chelsea no dérbi com o Arsenal, um nulo comprometedor para os «Blues».

Na Alemanha, por outro lado, está uma enorme confusão. O Borussia Dortmund divide a liderança com o Hannover, ambos com 10 pontos em quatro jornadas, o Bayern Munique segue a um ponto de distância, depois de ter voltado às vitórias nesta ronda, em igualdade pontual com o Schalke. Logo a seguir vem o Hoffenheim, que tinha ganho na ronda anterior ao Bayern e, depois de perder na quinta-feira com o Sp. Braga para a Liga Europa, ficou-se por um empate nesta ronda.