O Sporting vai defrontar a Fiorentina no «play-off» de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Na memória dos adeptos, estará certamente um colapso financeiro que atirou a formação toscana para a Série C2. Em 2002, após largos meses de crise, Nuno Gomes acaba por abandonar o clube. Rui Costa fora vendido no ano anterior.
A Fioretina terminara a época 2001/2002 no 17º lugar da Série A. Contudo, com dívidas superiores a 20 milhões de euros, o próximo adversário do Sporting acaba por abrir falência, depois de ter negociado alguns dos activos mais importantes. Rui Costa fora vendido na época anterior, a troco de 8 milhões de contos, para o AC Milan. Um ano antes, partira Gabriel Batistuta, para a AS Roma. O fim estava perto.
No Verão de 2002, os jogadores iniciam uma debandada geral. Nuno Gomes avança para a rescisão de contrato, com justa causa, e acaba por regressar ao Benfica. Após a falência, nasce rapidamente um novo emblema, inscrito na Série C2 «por méritos desportivos». Na época seguinte, novamente por «méritos desportivos», o clube de Florença salta directamente para a Série B. Mais um ano, mais uma subida. Em 2004, dois anos após a crise, a Fioretina voltava ao escalão principal do futebol italiano.
Ataque com Gilardino e Mutu
A formação transalpina ficou na quarta posição, na última edição da Série A, e tem armas fortes para apresentar no Estádio de Alvalade.
Neste defeso, a equipa orientada por César Prandelli perdeu a referência no sector intermediário, Felipe Melo, para a Juventus. Contudo, o adversário dos leões continua a ter referências temíveis na frente de ataque, como o italiano Gillardino e o romeno Adrian Mutu. Mais atrás, Montolivo, Jorgensen e Kuzmanovic merecem atenções.
Frey é um guarda-redes consagrado, à frente de uma defesa que volta a contar com o português Manuel da Costa. O internacional luso, pouco feliz em Florença desde a sua chegada, foi emprestado à Sampdória na época passada, mas está de regresso à base. Para ficar?
À procura da afirmação europeia
A Associazone Calcio Fiorentina remonta a 1926, apresentando forte historial nos campeonatos italianos. Na Europa, a equipa toscana ainda procura a afirmação plena, contando apenas com uma Taça das Taças, conquistada na época 1960/61.
Antes, na temporada 1956/57, a Fiorentina chegada à final da Taça dos Campeões Europeu, não conseguindo ultrapassar a oposição do Real Madrid. No seu currículo, destaque ainda para dois títulos da Série A, seis Taças de Itália e uma Supertaça italiana.
Plantel da Fiorentina para 2009/10
Guarda-redes:
Frey
Avramov
Seculin
Defesas:
Kroldrup
Dianelli
Gamberini
Juan Vargas
Cesare Natali
Gianluca Comotto
Manuel Pasqual
Alex Costa
Manuel da Costa
Médios:
Donadel
Semioli
Montolivo
Massimo Gobi
Martin Jorgensen
Kuzmanovic
Marchionni
Gulan
Avançados:
Jovetic
Pablo Osvaldo
Adrian Mutu
Gilardino
Papa Waigo
Di Carmine
Jefferdon Andrade