Foi com uma derrota em dia de aniversário que Jorge Jesus se estreou na Taça Libertadores. O Flamengo perdeu por 2-0 em casa do Emelec na primeira mão dos oitavos de final da prova.

Apesar de ter tido quase sempre mais bola e ter feito mais remates, a formação brasileira caiu no Equador com golos de Wilmer Godoy, aos 11 minutos, e de Romário Caicedo, 79, ambos após assistências de Fernando Guerrero.

O Emelec ficou reduzido a dez aos 54 minutos, altura em que Leandro Veja viu o cartão vermelho direto. Mas o Flamengo também concluiu o jogo com 10 unidades, já que, aos 71 minutos, o ex-portista Diego saiu lesionado, com aparente gravidade, já depois de Jorge Jesus ter esgotado as substituições.

O Flamengo, que soma apenas um triunfo nos cinco jogos sob o comando de Jesus, terá agora de dar a volta à eliminatória dentro de uma semana, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Os também brasileiros do Athletico Paranaense também viveram uma jornada infeliz, ao caírem por 1-0 na receção aos argentinos do Boca Juniors, vencedores graças a um golo feliz de Alexis Mac Allister, aos 83 minutos.

O conjunto canarinho ainda teve uma excelente oportunidade para empatar a equipa do ex-benfiquista Salvio, que não saiu do banco, mas, aos 90+5 minutos, o argentino Marco Ruben atirou ao poste esquerdo na marcação de um penálti.

Nos primeiros jogos do dia, o Internacional, também do Brasil, deu um passo de gigante rumo aos quartos, ao vencer o Nacional, no Uruguai, por 1-0, graças a um golo, oportuno, do veterano peruano Paolo Guerrero, em cima dos 90 minutos.

Por seu lado, os argentinos do San Lorenzo empataram a zero na receção aos paraguaios do Cerro Porteño, que atuaram com 10 desde os 64 minutos, por expulsão de Alberto Espínola.

A primeira mão dos oitavos fecha na quinta-feira, com a receção dos brasileiros do Grémio aos paraguaios do Libertad, a equipa de Óscar Cardozo, ex-jogador do Benfica.

Os jogos da segunda mão realizam-se em 30 e 31 de julho e 01 de agosto, sendo que os golos fora são um dos critérios de desempate, em caso de igualdade no conjunto dos dois jogos, ao contrário do prolongamento. Após os 90 minutos, seguem-se os penáltis.