* Enviado-especial a Madrid


A «época estrondosa» do Atlético Madrid não desvia Paulo Fonseca do inevitável objetivo. O treinador do FC Porto sabe que só uma vitória poderá manter o clube na rota da qualificação. O discurso, na velhinha sala de imprensa dos colchoneros, aponta nesse sentido, pese as previsíveis dificuldades.  

«O Atlético só perdeu um jogo. Aqui neste estádio, só concedeu um empate e frente ao Barcelona», aproveitou para lembrar Fonseca, levantando logo a fasquia da exigência para o duelo no Vicente Calderón.

«O Porto não tem outra alternativa que não vencer. Viemos aqui com esse intuito, de vencer um Atlético de Madrid extremamente forte», insistiu o treinador dos tricampeões nacionais.

A primeira parte frente ao Atlético Madrid, no Dragão, é para repetir. Os dragões estavam a vencer por 1-0 ao intervalo, antes de caírem no segundo tempo.

«Espero acima de tudo vencer, seja em que parte do jogo for. Temos a perfeição noção de que só um FC Porto ao nível do que fez na primeira parte frente ao Atlético Madrid, em casa, conseguirá atingir o seu objetivo.»

A campanha europeia dos dragões mereceu uma rápida análise por parte do treinador.

«Temos de admitir que não vencemos nenhum jogo em casa. Fora de casa temos feito uma boa campanha, mas claudicámos em casa. Temos de admitir que não era esse o propósito do FC Porto quando iniciou a competição, queria resolver em casa a passagem à fase seguinte.»

«Acredito cegamente que podemos vencer aqui», repetiu Fonseca. «Isso é que me interessa. Tenho essa fé e essa crença. Não vale a pena pensar no outro jogo [Áustria Viena-Zenit] se não vencermos aqui».