A goleada sofrida em casa com a Alemanha (7-1) nas meias-finais do Mundial 2014 representou um dos maiores golpes da história do futebol brasileiro.

Nos últimos anos, a seleção brasileira tem estado afastada das finais das grandes competições e longe vão os tempos em que o escrete deslumbrava dentro de campo.

À margem do Football Talks, Roberto Carlos, que fazia parte da equipa do Brasil pentacampeão mundial em 2002, falou sobre o momento da canarinha e mostrou-se confiante numa recuperação. «O Tite está a montar uma equipa para voltar a ser campeã do Mundo. Espero que esta equipa tente pelo menos fazer o que a minha fez: ganhar título importantes», lançou.

O antigo jogador não quis estabelecer comparações entre os tempos atuais e a era em que ele jogava na seleção brasileira, mas deu a entender que no tempo dele havia mais... matéria-prima. «Cada época é uma época. Na nossa época era muito fácil.» E enumerou as razões: «Ronaldo, Rivaldo, Romário, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Lúcio...»

E quem é melhor? O campeão europeu Portugal ou o Brasil que não passou sequer a fase de grupos na última Copa América? «Deixa eu ver... O problema é que o Brasil tem cinco copas do Mundo», disparou. «Ah, este momento? Melhorámos muito com Tite, hein? O problema é que usam muito a nossa época como exemplo, mas esta seleção é jovem e vai melhorar muito», fintou.

Quem é melhor mesmo, Roberto?