São 40 os jogadores formados em clubes portugueses a atuar nas cinco grandes ligas, conta o Observatório do futebol (CIES), num estudo dedicado à aposta em jogadores da casa nas «Big 5»: Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França. Onde, de resto, se acentua a tendência para desinvestir na prata da casa. Quanto aos clubes portugueses fornecedores de jogadores para os grandes, Sporting está na frente, com 12 jogadores. A seguir o Benfica (7), depois o FC Porto (4), numa lista que até inclui O Crasto. 

 

Sim, o pequeno clube de Castro Daire, na região de Viseu, entra nas contas como a instituição na origem da formação de Licá, jogador do FC Porto cedido ao Rayo Vallecano. O critério compreende jogadores que tenham passado três anos no clube, sejam ou não seguidos, entre os 15 e os 21 anos. Esses jogadores terão que ser de primeira equipa. Ou seja, terão que ter feito pelo menos um jogo pela equipa principal do clube nas duas épocas anteriores.

 

Sem surpresa, e como revelavam já estudos anteriores, os leões são o clube português melhor representado neste ranking, em quarto lugar entre os clubes que não estão enquadrados nas cinco grandes Ligas. Mas a concorrência dos grandes aos clubes formadores é cada vez maior. O primeiro clube fora das Big 5 a entrar na lista, o River Plate, surge apenas na 20ª posição. E o Ajax, tradicional viveiro de talentos do futebol europeu, é 28º.

 

 

O quadro mostra como o Barcelona lidera este ranking, e também como ele é dominado pelos grandes clubes. Ou seja, os clubes de topo não apenas têm os melhores jogadores, como também demonstram mais capacidade que os outros para criar e exportar talento. Não o seguram todo, longe disso.

 

Ainda assim, o número de 13 jogadores formados que o Barcelona mantém é impressionante. Ainda que tenha mais 30 fora do clube, noutro grande campeonato. O mesmo vale para o Manchester United, com 12 mais 24.

 

O Lyon tem um aproveitamento bem maior, com um impressionante registo de 15 jogadores formados atualmente no plantel, mais 18 noutros clubes.

 

Esse número de 15 jogadores formados que se mantêm no plantel é apenas igualado por dois clubes espanhóis, por sinal os dois clubes bascos de topo: At. Bilbao e Real Sociedad. Mas ambos têm menos jogadores formados noutros clubes.

 

A França domina este ranking, é das cinco ligas grandes a que tem mais jogadores formados no clube. No outro extremo está a Serie A italiana, apenas com 9,6 por cento.

 

 

 

Os dados do CIES confirmam também a tendência para uma aposta cada vez menor em jogadores formados no clube, nas grandes ligas. O número tem vindo continuamente a descer desde 2010 e atingiu agora um novo recorde negativo.

 

 

 

Quanto a Portugal, segue-se a relação dos jogadores formados por clubes portugueses a atuar nas Big 5. Note-se que em relação ao Sporting Nani foi contabilizado neste estudo como jogador do Manchester United. Em relação ao FC Porto, um dado curioso: dos quatro jogadores referidos no levantamento do Observatório do Futebol, apenas dois são de nacionalidade portuguesa.

 

Jogadores formados em Portugal a atuar nas cinco grandes ligas (dados do Observatório do Futebol/CIES a que o Maisfutebol teve acesso):

 

Sporting, 12 jogadores

 

João Moutinho (Mónaco)

Mário Rui (Empoli)

Tiago Ilori (Bordéus)

Pedro Mendes (Parma)

Nani (Manchester United)

Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Beto (Sevilha)

Daniel Carriço (Sevilha)

José Fonte (Southampton)

Pereirinha (Lazio)

Eric Dier (Tottenham)

Varela (WBA)

 

Benfica, 7 jogadores

 

Bernarndo Silva (Mónaco)

Luís Martins (Granada)

Ivan Cavaleiro (D. Corunha)

Diogo Figueiras (Sevilha)

João Pereira (Valência)

João Cancelo (Valência)

André Gomes (Valência)

 

FC Porto, 4 jogadores

 

Christian Atsu (Everton)

Hélder Postiga (D. Corunha)

James Rodríguez (Real Madrid)

Vieirinha (Wolfsburgo)

 

Académica, 2 jogadores

 

Flávio Ferreira (Málaga)

Zé Castro (Rayo Vallecano)

 

V. Setúbal, 2 jogadores

 

Ricardo Horta (Málaga)

Ruben Vezo (Valência)

 

Sp. Braga, 1 jogador

 

Tiago (At. Madrid)

 

Amarante, 1 jogador

 

Ricardo Carvalho (Mónaco)

 

Varzim, 1 jogador

 

Pedrinho (Lorient)

 

V. Guimarães, 1 jogador

 

Duda (Málaga)

 

Freamunde, 1 jogador

 

Antunes (Málaga)

 

D. Aves, 1 jogador

 

João Silva (Palermo)

 

O Crasto, 1 jogador

 

Licá (Rayo Vallecano)

 

Feirense, 1 jogador

 

Charles Dias (Celta Vigo)

 

Casa Pia, 1 jogador

 

Diogo Salomão (D. Corunha)

 

Vila Real, 1 jogador

 

Luisinho (D. Corunha)

 

Marítimo, 1 jogador

 

Pepe (Real Madrid)

 

Rio Ave, 1 jogador

 

Fábio Coentrão (Real Madrid)

 

Boavista, 1 jogador

 

Bruno Fernandes (Udinese)