Tiago Monteiro vai partir do último lugar da grelha para o Grande Prémio da Grã-Bretanha, sexta prova do Mundial de Fórmula 1, que vai disputar-se domingo no circuito de Silverstone. O motor Toyota do português cedeu na primeira sessão de treinos e a sua substituição dá origem a uma penalização de dez lugares.
«Foi uma sexta-feira muito difícil. Tivemos problemas com o motor e foi preciso trocá-lo. Por isso, vou partir em último no domingo e, consequentemente, temos que adaptar a nossa estratégia», afirmou Monteiro. «Em relação ao carro, melhorámos muito esta manhã e a pista foi ficando também melhor. Penso que temos uma boa afinação e não estamos muito longe das outras equipas à nossa frente. Há grande melhoria desde a última vez que testámos em Silverstone», acrescentou Monteiro.
O indiano Narain Karthikeyan, colega de equipa do piloto português, conseguiu o 17º tempo (1.24,581 minutos), enquanto Monteiro rodou a pista em 1.25,488 minutos.
Nas duas sessões de treinos, o espanhol Pedro de la Rosa e o italiano Ricardo Zonta, respectivamente pilotos de testes da McLaren-Mercedes e da Toyota, foram os mais rápidos, com 1.18,530 e 1.18,964 minutos.
O colombiano Juan Pablo Montoya e o finlandês Kimi Raikkonen, os pilotos oficiais da McLaren-Mercedes, lograram os terceiro e quarto melhores tempos, com 1.20,252 e 1.20,384 minutos.