(artigo atualizado às 17h00)

Vários capitães da I e II Liga e representantes do Sindicato dos Jogadores vão ser ouvidos pelo secretário de Estado do Desporto e pelos presidentes da Liga Portuguesa de Futebol e da Federação Portuguesa de Futebol por causa do clima de acusações e suspeição que se tem vivido no futebol português. A informação foi avançada na edição desta sexta-feira do jornal «Record» e confirmada pelo Maisfutebol.

O sindicato tem reunido com os capitães e foi nesses encontros que foi tomada a decisão de pedir estas reuniões. A possibilidade de os jogadores entrarem em greve foi ponderada, mas, afastada para já. Numa altura em que o ambiente está ao rubro e a luta pelo título e pela manutenção estão também ainda em aberto, os jogadores decidiram, unanimemente, não tomar medidas que possam contribuir para criar ainda mais ruído.

Ao que foi possível saber, numa altura em que ainda se ultimam os detalhes, a primeira reunião será na segunda-feira, no Porto, na sede da Liga. Na terça-feira, as reuniões serão em Lisboa, com o secretário de Estado e com o presidente da FPF.

As delegações serão constituídas por cinco capitães da I Liga e dois da II Liga. A escolha dos representantes será feita com base na disponibilidade dos jogadores e em critérios de proximidade geográfica.

Entretanto, fonte da Liga confirmou à agência Lusa o agendamento das reuniões.