William Carvalho e Bernardo Silva estão convocados para os dois compromissos da seleção AA mas também incluídos na lista alargada para o Europeu de sub-21. Neste caso o selecionador Rui Jorge terá de riscar dois nomes para a lista final, e a questão tem essencialmente a ver com os dois elementos recrutados por Fernando Santos para a seleção principal.
 
«Temos três equipas que podem entroncar, e que entroncam claramente. Tentámos gerir esta conflitualidade, entre as aspas, da melhor maneira», começou por dizer Fernando Santos, explicando que, por outro lado, foi decidido ceder já João Mário e Raphael Guerreiro aos sub-21.
 
«São jogadores que contam para a seleção AA, que têm feito parte das convocatórias, e com os quais conto. Era importante garantir que todas as equipas estivessem suficientemente fortes, sem correr nenhum risco. Achei que o João e o Raphael deviam integrar a equipa de sub-21, assim como há perspetiva de mais dois jogadores terem a possibilidade de integrar mais tarde a equipa de sub-21, que vai ter uma competição importante. Falo do William e do Bernardo. Tentámos elaborar aqui uma convocatória que fosse melhor para todos», explicou o selecionador principal.
 
Pouco depois, ao revelar a lista dos sub-21, Rui Jorge também explicou o processo, adiantando que a lista final terá de ser apresentada à UEFA a 7 de junho. «O mister Fernando Santos vai avaliar a situação no seu espaço, e depois saberemos se podemos contar com eles ou não. Mas se vierem nunca será antes de dia 14», adiantou o responsável pelos sub-21, referindo-se ao dia em que a equipa parte para a República Checa, que vai acolher a prova.
 
Um dia antes, a 13 de junho, joga a seleção principal na Arménia, em encontro da fase de apuramento para o Euro2016. Três dias depois defronta a Itália em jogo particular marcado para Genebra. O primeiro jogo de Portugal no Europeu de sub-21 está marcado para 18 de junho, frente à Inglaterra, mas a decisão relativamente a William e Bernardo terá de ser tomada antes de tudo isto. Como já referido, a lista final tem de seguir para a UEFA a 7 de junho.
 
«O mister [Fernando Santos] irá tomar a sua decisão. A nossa prioridade está definida desde o primeiro momento, é sempre a seleção principal. Claro que é uma mais-valia contar com esses jogadores. Isso é inegável», disse Rui Jorge.