Pouco depois ter sido oficializado o adeus de Laurent Blanc à seleção francesa, através da federação, também o próprio treinador emitiu um comunicado, no qual confirma que não foi alcançado um entendimento com vista à renovação.

Blanc adianta pouco sobre as razões da saída, mas revela que ao longo dos últimos anos houve ideias diferentes em relação ao prolongamento do vínculo, algo que pode ter pesado neste afastamento.

«Após a sua eleição como presidente da federação, o Sr. Le Graët propôs-me prolongar o meu contrato até 2014. Na altura considerei que era prematura abordar essa questão antes de estar garantida a qualificação para o Euro2012, algo obrigatório aos meus olhos. Garantida essa qualificação, e pese embora o meu desejo, expresso, de considerar então o meu futuro a longo prazo, o presidente adiou para depois do Euro uma análise a essa questão», explica Blanc, no comunicado.

A França foi eliminada nos quartos de final do Campeonato da Europa, pela Espanha. Blanc reuniu-se no passado dia 28 de Junho com o líder federativo, mas «não foi possível alcançar um entendimento». Ambas as partes concordaram então com dois dias de reflexão, e neste sábado o técnico comunicou à federação que não pretendia renovar o contrato.

«Antes de virar a página, gostaria também de agradecer ao meu staff pela sua fidelidade e pela qualidade do trabalho desenvolvido. Gostaria de agradecer também aos jogadores pelo seu envolvimento, ainda que não tenha sido sempre perfeito. Agradeço também a todos aqueles que apoiaram a seleção francesa nestes dois anos. Desejo boa sorte ao meu sucessor, e espero, com todo o coração, que a França se qualifique para o Mundial2014», conclui Laurent Blanc, em jeito de despedida.