O director técnico da Federação francesa de futebol, François Blanquart, foi suspenso provisoriamente pelo Ministério do Desporto, depois das denúncias de um alegado sistema de quotas para discriminar futebolistas de origem africana nos centro de formação franceses.

O caso está a abalar o desporto em França, depois de ter sido avançado pelo site «Mediapart», que, esta sexta-feira, publicou revelações sobre o sistema. O Ministério nega que tal funcionamento seja praticado, mas, através de um comunicado oficial, informa a decisão de suspender o dirigente, enquanto não se conhecem os resultados da investigação que está a ser levada a cabo sobre este caso.

O site «Mediapart» publicou transcrições de uma suposta reunião entre François Blanquart, Laurent Blanc, seleccionador francês, e Eric Mombaerts, seleccionador das camadas jovens. Na mesma foi analisado o problema da entrada de jovens de origem africana nos centros de formação que, posteriormente, optam por defender os seus países de origem.

Segundo o mesmo órgão, Blanc teria sido favorável à imposição de limitações, sublinhando que a decisão não tinha cunho racista, mas serviria, apenas, para impedir que jovens abandonem as cores da França, depois de representarem o país nas selecções jovens.