Terminou a lenda. A lenda chama-se Guy Roux, mítico treinador do Auxerre. Aos 66 anos, colocou um ponto final na sua carreira depois de ter orientado durante 44 anos o clube francês, colocando-o na primeira divisão e levando-o ao título. Era o técnico com maior ligação a um clube de futebol em todo o mundo.
Depois de ter conquistado a Taça de França, ontem, frente ao Sedan, Guy Roux anunciou o abandono. «Fizemos uma boa época e deixei o clube com equilíbrio financeiro depois da conquista da Taça», anunciou aos microfones da TF1. É o adeus.
Para a história fica a longevidade do ancião treinador à frente do Auxerre, onde chegou em 1961. Colocou o clube na rota do sucesso, levando-o ao título da segunda divisão em 1979/80 e colocando-o no mapa dos mais conhecidos emblemas franceses. Em 1996 sagrou-se campeão nacional gaulês e empurrou o Auxerre para cinco finais da Taça de França, conquistando quatro troféus em 1994, 1996, 2003 e 2005.
Pelas mãos de Guy Roux passaram várias gerações de jogadores, entre eles alguns nomes sonantes da história do futebol do seu país. Treinou Boli, Blanc, Laslandes, Roche, Scifo e o conhecidíssimo Cantona. Agora, o velho treinador diz adeus ao futebol e ao seu Auxerre. Termina um casamento com 44 anos.