45 milhões de euros. É este o montante que espera arrecadar com o futebol o Governo francês, depois da entrada em vigor do novo imposto sobre rendimentos superiores a um milhão. A Liga Francesa de Futebol avançava com um montante de cerca de 80 milhões de euros, montante este que foi desmentido por Pierre Moscovici, ministro das finanças francês, que mesmo assim admitiu ao jornal L'Equipe estar disponível para negociar «soluções» face às dificuldades económicas dos clubes franceses.
«Este imposto (75 por cento sobre os rendimentos superiores a um milhão de euros) é um esforço pedido por um prazo limitado e surge na linha do esforço que todos temos de fazer para recuperar o país», disse o ministro, que lembrou que a medida está limitada a um período de dois anos.
Relativamente ao futebol, existe «uma situação específica nos clubes de futebol, relativamente à massa salarial e às suas dificuldades financeiras», diz Moscovici.
Quanto à situação específica do Mónaco, clube onde jogam os portugueses João Moutinho e Ricardo Carvalho, o Ministro admitiu que o clube está a ser pressionado para transferir a sua sede para França, deixando de usufruir dos benefícios fiscais do Principado. «Tem de haver uma igualdade de tratamento», disse Moscovici em relação aos monegascos.