[artigo atualizado]

Karim Benzema foi formalmente acusado de «cumplicidade em tentativa de chantagem e participação em associação criminosa» e está proibido de se aproximar de Matthieu Valbuena.

A decisão foi tomada pela juíza Nathalie Boutard, na manhã desta quinta-feira, depois de Karim Benzema ter admitido, em interrogatório, ter estado envolvido no processo de chantagem ao colega da seleção de França.

Benzema alegou ter feito isso para ajudar um amigo de infância, mas a magistrada desvalorizou essa suposta atenuante.

A Procuradoria de Versalhes refere que Benzema é acusado de «cumplicidade na tentativa de chantagem» e conspiração em ato criminal, o que é punível com um mínimo de cinco anos de prisão. 


BENZEMA: um histórico cheio de choques com a Lei

A história, de acordo com a imprensa francesa, é esta: um vídeo em que Valbuena surge em cenas íntimas com a namorada caiu nas mãos de um indivíduo chamado Alex A., assistente pessoal do médio; a informação chegou a outro homem, Mustafa Z., natural de Marselha e amigo do tal Alex A. 

A partir daqui, a macabra história começou a proximar-se de Benzema, pois o avançado do Real Madrid partilha com estes homens a origem. Todos nasceram e cresceram num bairro pobre de Marselha. 

Para estabelecer a ligação com Benzema, Alex e Mustafa recorreram a Karim Z., amigo próximo do atacante e sobejamente conhecido pela polícia francesa: tráfico de droga, venda ilegal de armas, assaltos...
 
Valbuena apresentou queixa na polícia e a partir de dada altura todas as suas conversas passaram a ser gravadas.

A Defesa de Benzema continua a negar o seu envolvimento na chantagem. «Foi ele que pediu para ser ouvido pelas autoridades. Os media estão a precipitar-se nas conclusões e isto vai prejudicar a carreira do Benzema», lamentou o advogado Sylvain Cormier.