Este domingo, em França, o Brest recebeu e venceu o Metz, por 4-3, em jogo referente à 28.ª jornada da Ligue 1.

A equipa sensação do campeonato francês, atual segundo lugar, começou mal e sofreu cedo, logo aos seis minutos, autoria de Ismael Traore, que na sequência de um canto não vacilou e fez o primeiro do encontro.

O Brest não gostou e ripostou! Três golos de rajada, Chardonnet (12m), Doumbia (31m) e Mounie (38m) orquestraram a reviravolta.

O jogo foi para intervalo e no reinício, ao contrário da primeira parte, o Brest entrou mais forte. Satriano aproveitou o passe de Del Castillo e fez o 4-1.

Naquilo que parecia ser um Metz adormecido, surgiu um Metz acordado e às mãos (ou pés) de Mikautadze tentaram uma reviravolta épica, tendo marcado aos 74m e 80m. Infelizmente para a equipa visitante o resultado não se alterou e saíram da Bretanha com zero pontos.

O português Mathias Pereira Lage, do Brest, entrou aos 75 minutos.

Com este resultado, o Brest está em segundo lugar, com 53 pontos, a dez do líder PSG. Por outro lado, o Metz está em 17.º, penúltimo lugar, com 23 pontos.

Nulos e «medos»

Na «cauda» da zona europeia, o Nice (5.º) empatou, a zeros, na visita ao Reims (7.º). Numa partida dominada pelos forasteiros, o ímpeto ofensivo não se traduziu em abundância de oportunidades.

Todibo, central ex-Benfica, foi uma vez mais titular, ao lado de Dante. O empate força o Nice ao quinto posto, com 44 pontos, mais um face ao Lens (6.º). Segue-se a receção ao Lorient (16.º).

Por sua vez, o Reims desperdiça nova oportunidade para se aproximar da última vaga europeia, pelo que permanece no sétimo posto, com 40 pontos. Nas últimas 10 jornadas, o Reims apenas venceu por duas ocasiões. Na próxima ronda, há visita ao Estrasburgo.

Na fuga pela despromoção, Toulouse e Estrasburgo dividiram pontos (0-0). Num encontro em que o «medo» imperou, a cronologia não guarda flagrantes oportunidades do golo. Aliás, apenas três remates saíram enquadrados com a baliza (2-1), em 19 tentativas.

Igualados na tabela, a 33 pontos, o Toulouse (11.º) centra, agora, atenções na visita ao Rennes (8.º). Por sua vez, e como referido acima, o Estrasburgo encara a receção ao Reims (7.º).

Montpellier foge à zona proibida

A fechar, e numa partida determinante para as contas finais da manutenção, o Montpellier venceu na receção ao Lorient (2-0). Uma penalidade cobrada por Savanier, aos 55m, contrariou o rumo do jogo, até então dominado pelos visitantes.

Galvanizado pela vantagem, o Montpellier arrecadou os três pontos à boleia do golo de Karamoh, em cima do minuto 90.

O triunfo permite ao Montpellier consolidar o 13.º posto, com 32 pontos, mais seis face ao Lorient, que permanece no 16.º lugar, que obriga a play-off de manutenção.

No próximo domingo, o Montpellier tem novo duelo decisivo, desta feita na casa do «lanterna vermelha» Clermont, que no sábado empatou no reduto do PSG (1-1).

Por sua vez, o Lorient apenas volta à ação da Ligue 1 a 19 de abril (sexta-feira), com a visita ao Nice (5.º).

Classificação da Ligue 1

[IMAGENS VÍDEO ELEVEN NA DAZN]