O Sporting homenageou Francis Obikwelu numa cerimónia que contou com a presença de vários sportinguistas e onde a emoção esteve bem presente. O atleta nigeriano naturalizado português mostrou-se muito agradado com o apoio que tem recebido do Sporting e do país que o acolheu: «Agradeço a Moniz Pereira por tudo o que me ajudou e aos portugueses. Se não fosse Portugal não sei como seria. Estou muito emocionado por tudo. Portugal tem o melhor povo do Mundo e o Sporting ajudou-me muito quando não tinha dinheiro para ajudar a minha família.»
No dia em que foi assinado o contrato de patrocínio entre os CTT, o clube leonino e Obikwelo, Moniz Pereira, figura mítica do atletismo sportinguista, não conteve as lágrimas, mas esteve bem disposto. Francis aplaudiu. «Pensei que só tinha cinco filhos, 11 netos e dois bisnetos, mas fiquei a saber que tenho mais um filho quando o Francis disse que sou o pai dele», disse Moniz Pereira para gargalhada geral.
Outro dos momentos de boa disposição no auditório do Estádio de Alvalade foi o momento em que Obikwelu ofereceu umas sapatilhas a Soares Franco. O presidente leonino sorriu e disse: «Contigo só posso competir em altura.»
As sapatilhas oferecidas por Francis vão para o Museu do Sporting. O Melhor Atleta Europeu de 2006 levou mais algumas condecorações: medalha leão de prata e prémio Stromp para melhor atleta de 2006 e melhor atleta europeu de 2006.
Depois da cerimónia de homenagem, Francis manifestou a vontade de conquistar mais títulos até 2008, ano em que pretende terminar a carreira. Logo que pendurar as sapatilhas, Obikwelu pretende concretizar outro sonho: construir uma academia para crianças necessitadas praticarem atletismo.
O local será o Algarve, região do país onde Francis vivia quando trabalhava nas obras, antes de se tornar atleta. É no Sul de Portugal que pretende viver e será, garante, sportinguista para sempre.
Obikwelu assume que sempre sonhou ser o melhor no atletismo e lá em casa diziam «que estava maluco». Não estava e já o conseguiu, por isso traça novas metas para o futuro.