A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai repartir mais de quatro milhões de euros pelos clubes profissionais portugueses que não participaram nas fases de grupos das competições europeias da última época.

A verba, proveniente do fundo de solidariedade da UEFA, cifra-se nuns exatos 4.207,000 euros e só não contempla Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga, disse fonte da FPF à agência Lusa.

A verba representa um aumentou de cerca de 88 mil euros totais relativamente à época 2015/16, na qual a UEFA destinou 4.119,950 euros para os emblemas portugueses: cada um recebera, então, 128 mil euros.

Da I Liga da última época serão assim contemplados 14 clubes: Vitória de Guimarães, Marítimo, Rio Ave, Feirense, Boavista, Estoril, Desp. Chaves, Vitória de Setúbal, Paços de Ferreira, Belenenses, Moreirense, Tondela, Arouca e Nacional. Da II Liga de 2016/17, recebem a verba 17 clubes, com exceção das equipas B: Portimonense, Desp. Aves, União da Madeira, Penafiel, Académica, Sp. Covilhã, Varzim, Santa Clara, Gil Vicente, Famalicão, Cova da Piedade, Ac. Viseu, Leixões, Vizela, Fafe, Freamunde e Olhanense.

A totalidade da verba disponibilizada pela UEFA para este fundo é respeitante a 5% do total de receitas das Ligas dos Campeões e Liga Europa.