O Maisfutebol desafiou os jogadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. É isso que farão daqui para a frente:

Conheça melhor o projeto

«Olá,

O meu nome é José Emílio Furtado, mas conhecido no futebol apenas por Furtado. Tenho 29 anos, sou avançado centro, e a minha atual equipa é o AEK de Atenas, da Grécia.

Nasci em Cabo Verde mas com 2 anos emigrei com os meus pais para Portugal, à procura de uma vida melhor. A minha formação foi feita no Casa Pia Atlético Clube.

No final na primeira época de sénior no Casa Pia, na qual marquei 20 golos, fui contratado pelo Futebol Clube do Porto para fazer parte da equipa B. Nesse ano fui chamado por José Mourinho para fazer parte da convocatória do plantel principal para o jogo da Taça de Portugal com o Vilafranquense, no qual me estreei.

Tive a minha primeira experiência fora na Bulgária no CSKA de Sófia, onde destaquei-me como melhor marcador do campeonato, com 17 golos. Após ter ganho alguns títulos a nível pessoal e coletivo tive a infelicidade de sofrer uma lesão grave no tornozelo, num jogo da Supertaça da Bulgária ,pelo que fui submetido a uma cirurgia e tive um ano sem jogar. Foi o pior momento da minha carreira. Sentia-me incapacitado para fazer aquilo que gosto, e dois anos depois da lesão ainda tinha dores.

Voltei para Portugal, onde tive passagens por Paços de Ferreira e União de Leiria, onde as coisas não correram muito bem. Tive que emigrar novamente, agora para Grécia, onde permaneço há três anos.

Na segunda época fui o melhor marcador da segunda divisão, com 22 golos ao serviço do Panachaiki. Antes representei o Ionikos e o Pas Giannina.

Esta época fui contratado pelo AEK de Atenas, um dos maiores clubes da Grécia. Neste momento este grande clube da capital grega tem passado por alguns momentos complicados, em termos diretivos e de resultados desportivos, mas acredito que as coisas vão-se resolver e melhorar a curto prazo!

A fechar, gostaria de dar os parabéns ao Maisfutebol pela iniciativa. Muito obrigado e até breve!

Abraço a todos,

Furtado»