Não foi um fisioterapeuta. Não foi um massagista. Foi, sim, um guarda da Guarda Nacional Republicana (GNR) a prestar auxílio a um jogador em dificuldades físicas durante um jogo de futebol.

O momento aconteceu no sábado, no encontro entre o Souto e Gondomar, clube do concelho de Guimarães, e a equipa de sub-23 do Santa Eulália de Vizela. Luís Manso, guarda no Posto Territorial de Caldas das Taipas, foi o protagonista do momento.

«Uma imagem que vale mais que mil palavras. Agente da GNR prestou auxílio a um atleta dos sub-23 do Santa Eulália no jogo frente ao Souto e Gondomar. O CCD de Santa Eulália agradece a atuação do agente da GNR que ajudou o nosso atleta, num momento em que passava por dificuldades físicas», começou por referir o Santa Eulália, numa publicação através da rede social Facebook, frisando ainda que «é com atitudes destas que o futebol será sempre mais que futebol, graças a atitudes de pessoas de bem». «É um agente da GNR que estava a prestar o seu serviço à segurança no jogo, mas que também não hesitou e prestou a sua ajuda como cidadão, com um enorme gesto», rematam.

Também o Souto e Gondomar não ficou indiferente ao momento e prestou o seu agradecimento: «um gesto de fair-play que valorizamos e agradecemos a este agente de autoridade, Luís Manso».

O Souto e Gondomar venceu os sub-23 do Santa Eulália por 3-1, em jogo a contar para a segunda jornada da série D da 1.ª Divisão da AF Braga, o mais baixo escalão do futebol distrital bracarense.

Um GNR com o futebol na vida

Luís Manso protagonizou, no sábado, um momento enaltecido pelos dois clubes minhotos, num palco que o guarda da GNR conhece bem.

Segundo informações apuradas pelo Maisfutebol, Luís Manso, de 36 anos, esteve parte da sua vida ligado ao futebol. Fez formação no Sporting de Braga e acabou o percurso nas camadas jovens no FC Ferreirense, clube do concelho de Braga.

Mais tarde, Manso iniciou como sénior no Celeirós, clube igualmente do concelho bracarense. A entrada na GNR e consequente ida para Lamego fê-lo ter uma interrupção na carreira no futebol regional. Contudo, no regresso ao Minho alguns anos depois, Luís Manso voltou a jogar em clubes de Braga: no CD Peões e, finalmente, no Sequeirense FC, onde deixou de jogar no final de 2018/2019, época em que ajudou à conquista do título de campeão distrital da série C da 1.ª Divisão da AF Braga.

Artigo atualizado às 16h41, com o percurso que Luís Manso, guarda da GNR, fez no futebol