O derby do Minho promete ferver. A rivalidade histórica entre Sp. Braga e V. Guimarães tem conseguido reinventar-se ano após ano, face à oscilação dos dois emblemas. De há uns anos a esta parte é o Sp. Braga que está na mó de cima e até o período actual é mais feliz para o lado arsenalista.

SIGA O JOGO AO MINUTO

A equipa de Domingos Paciência continua a fazer história na Europa e tem o terceiro lugar da Liga ao seu alcance. A equipa tinha definido o quarto posto como o objectivo para a actual época, mas a irregularidade do Sporting permite que o Braga vá sonhando, agora que o arranque titubeante é apenas mais uma página da história.

Do outro lado está uma equipa com o objectivo Europa conseguido, via Taça de Portugal. Os homens de Manuel Machado disputaram em Coimbra o jogo de uma época, tiveram sucesso e agora querem o melhor lugar possível. Travar o rival teria, por isso, dupla satisfação: ajudava nas contas finais e, claro, é sempre um triunfo sobre o velho rival.

Mas não só daquilo que as equipas fazem em campo vive este jogo. O derby prevê-se quente apesar da provável ausência de público vimaranense nas bancadas. A semana ficou marcada pela troca de acusações sobre os bilhetes que seria suposto o Sp. Braga disponibilizar para os adeptos rivais. O clube colocou 1500 bilhetes à disposição, os vitorianos queriam mais e acabaram por optar pelo boicote. Ao todo foram vendidos...dois bilhetes.

Ciclos, polémicas e trocas de palavras

Os bracarenses iniciaram frente ao Benfica um ciclo de vitórias que já vai nas quatro e não querem interromper. O Vitória vem de um empate caseiro com o Sporting, conseguido no último suspiro. Mas essa alegria breve não esconde um ciclo negro de cinco jogos sem vencer no campeonato. Será, por isso, um choque de ciclos, também, no Municipal bracarense. Revolução vs. continuidade.

Na memória de muitos poderá ainda estar o polémico encontro do ano passado, quando o Sp. Braga venceu por 3-2, num jogo em que Artur Soares Dias assinalou quatro grandes penalidades e expulsou quatro jogadores do Vitória. Os vimaranenses, de resto, já jogaram em Braga na presente temporada: derrota por 3-1, para a Taça da Liga.

Agora, Domingos quer repetir história. Às portas do decisivo duelo com o Dínamo Kiev, o técnico não faz qualquer poupança. Joga tudo nas duas frentes para tentar nova época de glória. E essa aposta também motivou uma troca de palavras entre Domingos e Manuel Machado. O V. Guimarães não aceitou adiar o jogo, Domingos acusou-os de quererem viver «à custa do mal dos outros».

Destaque final para a ausência de João Ribeiro. O avançado português fica de fora do encontro, por opção de Manuel Machado. João Pedro, a braços com um processo disciplinar, e Bruno Teles, castigado, também não jogam.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Artur; Miguel Garcia, Paulão, Kaká e Sílvio; Vandinho e Hugo Viana; Ukra, Paulo César e Alan; Lima.

Outros convocados: Marcos, Marco Ramos, Aníbal, Custódio, Salino, Mossoró, Hélder Barbosa, Keita e Meyong.

V. GUIMARÃES: Nilson; Alex, Ndiaye, João Paulo e Tony; Cléber e Renan; Targino, Toscano e Jorge Ribeiro; Edgar.

Outros convocados: Douglas, Freire, Anderson, Flávio Meireles, Rui Miguel Crivellaro, Faouzi e Rafa.