A sede da Federação Portuguesa de Futebol acolhe, até ao dia 28 de Abril, a exposição itinerante «Língua Universal Futebol». 52 fotografias da agência «Magnum Photos», que retratam o futebol enquanto fenómeno global. Seja nas grandes cidades alemãs ou nas montanhas da Bolívia, as imagens apresentam um elemento omnipresente: a bola.
Os grandes momentos e figuras do futebol não são esquecidos, mas a mostra é constituída sobretudo pela vertente amadora da modalidade. Mas amadora no sentido mais puro e original da palavra, retirado do latim, que nos diz que amador é aquele que ama. E a exposição mostra isso mesmo, a paixão pelo futebol daqueles que nada têm a lucrar com o fenómeno. Aqueles para quem o desporto é sempre um prazer e nunca um negócio.
A bola é, de facto, presença constante, qualquer que seja a imagem de fundo. Por vezes mesmo em conjunturas difíceis, em cenários de guerra. Mas também nos locais mais apaziguadores, como o Cambodja, onde os monges budistas também não resistem ao fascínio exercido pelo esférico. As imagens retratam também padres católicos e até mulheres islâmicas na prática da modalidade, em mais uma demonstração que o futebol é realmente um fenómeno global, de linguagem universal.
A digressão, organizada pelo Goethe-Institut ¿ Instituto Alemão, iniciou-se em 2004 e vai percorrer um total de 80 países até ao início do próximo Campeonato do Mundo.