Julen Lopetegui terá dificuldades acrescidas na preparação do onze do FC Porto para o jogo das meias-finais da Taça da Liga, frente ao Marítimo, marcado para o dia 2 de abril, quinta-feira.

Cinco dos onze habituais titulares (considerando Aboubakar em vez do lesionado Jackson) dos dragões estão ao serviço das seleções e poderão ir a jogo escassos dias antes do duelo na Madeira.

Danilo, Oliver, Herrera, Brahimi e Aboubakar são os jogadores que Lopetegui terá de ponderar se utilizará na Madeira. E a estes ainda juntam outros nomes como Quintero, Martins Indi, Ruben Neves, Ricardo Pereira e até Gonçalo Paciência.

Por partes. Na baliza não há qualquer problema, já que todas as opções estão ao dispor de Lopetegui por estes dias. Na defesa, contudo, surge um buraco do lado direito.

Danilo jogará no domingo em Londres, pelo Brasil. Não parece, contudo, proibitivo de que entre em campo na quinta-feira. Até porque a alternativa Ricardo Pereira estará com os sub-21 portugueses na República Checa e joga apenas na terça-feira, 31 de março. Dois dias antes do encontro da Madeira, portanto.

A ala esquerda da defesa está intacta e há dois centrais disponíveis (Maicon e Marcano), os habituais titulares nos últimos tempos. Indi joga no dia 31 na Holanda e deve perder o comboio da Madeira. Neste caso o avião, já que a comitiva portista deve viajar para o arquipélago na véspera.

No meio campo, o FC Porto preveniu-se e garantiu a dispensa de Herrera do segundo jogo do México. O médio volta, assim, ao Dragão depois do jogo de domingo, nos EUA, frente ao Equador. Diego Reyes fica e não tem, por isso, hipóteses de jogar, já que no dia 1 há um México-Paraguai, também nos EUA.

Casemiro e Evandro dão garantias para as restantes posições do miolo. Oliver Torres, se jogar frente à Bielorrússia na segunda-feira, teria apenas 72 horas de descanso. Para Rúben Neves o cenário ainda é mais complicado pois os sub-21 portugueses jogam dois dias antes do Marítimo-FC Porto.

No ataque reside a principal dúvida, essencialmente na posição de ponta de lança. Jackson Martínez está lesionado, Aboubakar tem jogo na segunda-feira na Tailândia. Seguir-se-á uma longuíssima viagem para Portugal e pouco tempo restará até ao jogo do Funchal.

Poderia ser (mais) uma oportunidade para Gonçalo Paciência, mas o avançado também está com os sub-21. E se alguém estiver a pensar em André Silva, outro dos valores jovens portistas para a posição, convém lembrar que também jogará na terça-feira, pela seleção sub-20. Mas mais perto, em Taveiro.

Nos flancos, Tello, Hernâni e Quaresma (se ficar de fora frente a Cabo Verde) dão mais do que garantias. Brahimi só volta do Qatar após o jogo de domingo.

De qualquer forma, há aspetos a ter em conta como a sobrecarga física - dois compromissos internacionais em poucos dias -, o desgaste das viagens e os fusos horários. O FC Porto deverá partir para a Madeira na véspera do encontro, quarta-feira.

Os jogos dos portistas nas seleções nacionais:

Danilo
26 de março (quinta-feira): França-Brasil, Paris, França (Ami.)
29 de março (domingo): Brasil-Chile, Londres, Inglaterra (Ami.)

Brahimi
26 de março (quinta-feira); Qatar-Argélia, Doha, Qatar (Ami.)
29 de março (domingo): Omã-Argélia, Doha, Qatar (Ami.)

Ricardo Quaresma
29 de março (domingo): Portugal-Sérvia, Lisboa (Qual.)
31 de março (terça-feira): Portugal-Cabo Verde, Estoril (Ami.)

Rúben Neves, Gonçalo Paciência e Ricardo Pereira
26 de março (quinta-feira): Portugal-Dinamarca, Marinha Grande (Ami.)
31 março (terça-feira): República Checa-Portugal, Praga (Ami.)

Bruno Martins Indi (Holanda)
28 março (sábado): Holanda-Turquia, em Amesterdão, Holanda (Qual.)
31 março (terça-feira): Holanda-Espanha, em Amesterdão, Holanda (Ami.)

Herrera (México)
29 março (domingo): México-Equador, em Los Angeles, EUA (Ami.)
Dispensado do jogo de dia 1

Diego Reyes (México)
29 março (domingo): México-Equador, em Los Angeles, EUA (Ami.)
1 abril (quarta): México-Paraguai, em Kansas City, EUA (Ami.)

Oliver Torres (Espanha Sub-21)
26 março (quinta-feira): Espanha-Noruega, em Cartagena, Espanha (Ami.)
30 março (segunda-feira): Espanha-Bielorrússia, em Léon, Espanha (Ami.)

Quintero (Colômbia)
26 março (quinta-feira): Colômbia-Bahrain, em Ar Rifa, Bahrain (Ami.)
29 março (domingo): Colômbia-Kuwait, em Abu Dhabi (Ami.)

Aboubakar (Camarões)
25 março (quarta-feira): Camarões-Indonésia, em Sidoarjo, Indonésia (Ami.)
30 março (segunda-feira): Camarões-Tailândia, em Nonthaburi, Tailândia (Ami.)