Portugal defronta a Espanha este sábado, na final do Europeu de futsal e Ricardinho enalteceu a responsabilidade que a Seleção carrega para esse duelo ibérico, deixando também elogios ao adversário.

«Vai ser um jogo fantástico. Para mim, a Espanha é a melhor seleção do mundo, mesmo não tendo vencido o Mundial. Tem jogadores que jogam na melhor liga do mundo e que estão habituados a este tipo de jogos, mas vão encontrar Portugal no seu melhor momento. Estamos todos com muita ambição, muita vontade e bem preparados para não sermos surpreendidos», apontou o craque luso, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol.

O recém-eleito melhor jogador do mundo sublinhou ainda a vontade da equipa das quinas em conquistar um título que tem fugido há muito tempo.

«Vai jogar contra uma equipa cheia de caráter e vamos tentar, acima de tudo, repetir a vitória que uma vez conseguimos em Espanha e levar o troféu para Portugal. Somos a única seleção que ganhou todos os jogos, sempre a melhorar a nossa prestação. Temos o peso bonito de ter 11 milhões às costas, mas também a apoiar-nos», frisou, descartando o protagonismo: «a Seleção não é Ricardinho».

O selecionador, Jorge Braz, assegurou que a equipa lusa está preparada e motivada para vencer na final.

«Nós viemos para este Europeu conscientes do percurso que queríamos percorrer. Partimos para este jogo conscientes da etapa final deste percurso. Estamos motivados e a perceber muito bem o que queremos. Estamos preparados para terminar esses segundos finais dos 100 metros, com o pescoço esticado, para sermos os primeiros a cortar a meta», afirmou.

O técnico desvalorizou a estatística favorável aos espanhóis no histórico de embates, incluindo a final do Europeu de 2010, que os espanhóis venceram por 4-2.

«Não sentimos a estatística, nem a história. Nós vivemos muito do momento. O que conta é o presente. Não nos podemos agarrar ao passado. Nós estamos muito bem, mas temos de concretizar isso amanhã», sublinhou.

A final do Europeu joga-se às 19h45 deste sábado, na Arena Stozice, em Ljubljana.