Pontiroli, guarda-redes argentino, é uma das caras novas do Varzim. Com 30 anos (nasceu a 22 de Janeiro de 1972), 1,90 metros de altura e 90 quilos de peso, Marcelo Pontiroli surge na Póvoa recheado de credenciais: já representou as selecções jovens da Argentina (juniores e sub-23), tendo passado pelo Deportivo Español (94 a 97), Argentinos Juniors (97 a 99), Independiente (1999/2000), Belgrano Córdoba (2000/01) e o Atlético de Lanús (2001/02).

Esta é, pois, a primeira experiência na Europa de Pontiroli. Em aberto está a possibilidade de ter passaporte comunitário. Em declarações aos jornalistas após o primeiro treino ao serviço do Varzim, Pontiroli afirmou que Chilavert é a sua principal referência entre os guarda-redes, ainda que tenha ressalvado que é «um pouco mais discreto» do que o carismático capitão paraguaio. «Admiro-o pela personalidade e pela liderança que impõe. Mas não marco livres, nem golos. Limito-me a tentar não sofrê-los...»

O guardião destacou a sua preocupação de «tentar reunir um conjunto de qualidades que considero fundamentais em diferentes guarda-redes». Pontiroli confessa conhecer pouco do futebol português, mas garante que se tentou informar. «Falei com Levato (ndr: jogador do Beira Mar) e com Acosta (ndr: que jogou no Sporting). Eles disseram-me que o futebol português tem bom nível e que aqui se joga um futebol muy lindo...»

Pontiroli gostou do primeiro treino e mostrou-se disposto a «ajudar o Varzim a alcançar os seus objectivos». «Quero justificar a aposta que o presidente e o treinador fizeram em mim», rematou.

Leia ainda: