A Comissão Disciplinar da Liga é composta por cinco juízes. Trata-se de um órgão interno da estrutura que gere o futebol profissional em Portugal e é eleita juntamente com a eleição em bloco dos corpos sociais daquele organismo com sede na cidade do Porto. 

Os cinco homens que, semanalmente, têm o poder de impor sanções que visam castigar incorrecções ou, então, corrigir injustiças ocorridas nos encontros dos campeonatos profissionais são estes: Jorge Ramos, juíz desembergador, preside à Comissão Disciplinar; os restantes quatro membros são João Trindade (juiz desembergador), Melo Lima (juiz desembergador), Brízida Martins (juiz de círculo), e Arlindo Oliveira (juiz de círculo). São, portanto, juízes de tribunais cíveis, que não fazem das suas funções na justiça do futebol profissional a sua única actividade. 

As decisões são tomadas em colectivo, após discussão interna, prevalecendo a vontade da maioria. O artigo 173.º, ponto 2, do Regulamento Disciplinar da Liga deixa bem claro que «as deliberações da Comissão Disciplinar em processo disciplinar ou de revisão devem ser fundamentadas, de facto e de direito, (...), revestindo a forma de acórdão, assinado por todos os membros presentes». 

As reuniões da Comissão Disciplinar da Liga são feitas às terças-feiras. É nessa altura que são decididos os primeiros castigos da semana. Os clubes têm, então, dois dias para poderem interpor recurso dos castigos que são impostos, devidamente anunciados em comunicados que a Liga emite para os clubes e para a Comunicação Social. O ponto 4 do artigo 173.º do Regulamento Disciplinar da Liga contempla esse direito dos clubes de contestarem as decisões da CD, podendo solicitar alterações até às 18 horas de cada quinta-feira.  

Para que esse recurso tenha validade, os clubes deverão apresentar provas testemunhais que sustentem a sua vontade de contestar a alteração de uma primeira decisão da CD: vídeos, testemunhos de peritos, depoimentos que atestem atenuantes nos visados. A decisão final da CD, em relação a esses recursos, é anunciada às sextas-feiras.