A RTP chegou a acordo com a Sport TV para a transmissão de todos os jogos de Portugal no Campeonato do Mundo de 2002. A notícia foi avançada no Telejornal da RTP e confirmada ao Maisfutebol por Bessa Tavares, director-geral da Sport TV, que adiantou alguns dos pormenores do acordo.

A RTP adquiriu os direitos sobre todos os jogos da selecção portuguesa e ainda sobre o jogo de abertura, duas a quatro partidas dos oitavos, os quatro jogos dos quartos-de-final, as duas meias-finais e a final. Bessa Tavares garantiu que o acordo apenas foi conseguido «há minutos» e que é «razoável para ambas as partes». Os jogos serão transmitidos em directo e mais tarde em diferido, em horário nobre. Em princípio a RTP Internacional fica fora do acordo, devido a direitos internacionais sobre as transmissões. A RTP assegurará ainda resumos de 20 minutos de todos os jogos.

A agência Lusa divulgou uma nota da Presidência do Conselho de Ministros, em que se refere que «o Governo acompanhou o processo negocial entre a RTP e a Sport TV» porque «a matéria corresponde à prestação de serviço público de televisão». A nota do Governo esclarece ainda que os custos da operação «são compatíveis com o orçamento» da RTP para 2002, «consideradas as receitas publicitárias inerentes».

A Sport TV adquiriu os direitos de transmissão do Mundial à Kirch, empresa que por sua vez comprara o direito de concessão para todo o mundo à FIFA. A aquisição permitiu ao canal por cabo revender alguns dos jogos, cumprindo assim a lei que prevê que os jogos de Portugal, a partida de abertura e a final sejam transmitidos em canal aberto.

Bessa Tavares acrescentou ainda que a proposta da RTP «foi a melhor e mais de acordo com o pretendido» das apresentadas pelos três canais que emitem em sinal aberto em Portugal. A Sport TV vai em todo o caso transmitir todos os jogos do Campeonato do Mundo.