Esta época José Mourinho teve a oportunidade de construir um plantel à sua imagem, ao contrário do que sucedeu no passado, em que chegou ao F.C. Porto a meio da época para substituir Octávio Machado e «já havia meses de trabalho e resultados», que não dependiam de si. Agora, «há responsabilidades» suas na preparação do plantel e não tem medo de as assumir.

«Este é um plantel rejuvenescido, mais equilibrado, porque tem dois jogadores para cada posição. Há mais jogadores portugueses e baixou a média de idades. Temos a ideia de que os jogadores contratados são importantes para nós e dão-nos algumas garantias para a nova época», referiu.

O técnico do F.C. Porto justifica, em traços gerais, a contratação dos reforços: «Há três jogadores que já trabalharam comigo, o Derlei, o Maniche e o Nuno Valente, que penso que vão adaptar-se bem; o Bruno e o Pedro Emanuel estão numa idade de plena maturidade, com grande experiência na I Liga e grande cultura táctica;

César Peixoto e Paulo Ferreira são dois jovens que jogam na selecção sub-21, vão ter a oportunidade de trabalhar ao mais alto nível e possibilidade de sucesso; o Jankauskas é um jogador que, pelo seu estilo, pelas suas estatura, pelas suas características, não tínhamos no plantel do ano passado».