O plantel do F.C. Porto vai ter 25 jogadores mais dois. É assim que José Mourinho o define, uma vez que não esconde a atribuição de um estatuto especial ao central Ricardo Costa e ao médio Joca, dois atletas que vão estar entre a equipa principal e a B.

«O Ricardo Costa e o Joca são dois atletas que já estão num patamar alto e que podem continuar um processo de evolução. Se o plantel fosse muito vasto e se eles não tivessem oportunidades para jogar, podíamos emprestá-los, mas como isso não acontece é importante ter uma boa retaguarda de jogadores aptos e o Ricardo Costa e Joca funcionarão como tal», referiu.

Por isso mesmo, «trabalharão diariamente com o plantel principal» e terão sempre a «equipa B para continuarem o seu trabalho». A opção de os reter nas Antas e não emprestá-los é justificada pela necessidade de haver uma «maior controlo do seu treino, da sua evolução» e se a evolução «continuar a ser positiva» o treinador promete «oportunidades durante a época».

É certo que estes dois jovens vão fazer parte do plantel para a próxima temporada, mas o defesa Reinaldo, o médio Elias e o avançado Manuel José também vão integrar o estágio de pré-época.