Comparada com as restantes equipas da I Liga, a carreira do F.C. Porto fora de casa continua a ser má. Mas não tanto quanto poderá parecer à primeira vista. 

Vamos a números. 

Se houvesse um campeonato em que todos jogassem apenas fora de portas, o F.C. Porto estaria, antes do encontro deste noite, em terceiro lugar. Ou seja, uma posição acima da que na verdade ocupa. Teria 13 pontos, tantos quantos o Sporting de Braga de Manuel Cajuda. 

Nesse campeonato hipotético, o líder seria o Sporting, destacado, com 19 pontos. Mais quatro pontos que o «segundo», o Boavista. Outras coisas com piada: Farense e Beira-Mar seriam quintos, com doze pontos. Quem diria? O Benfica, apesar de aparentar boa saúde, seria apenas sétimo, em igualdade com o Belenenses. 

Boavista sem derrotas 

Mas há mais números curiosos neste campeonato fora de portas. O Boavista, por exemplo, é a única equipa sem derrotas e já jogou em Alvalade. No campo oposto, Gil Vicente e Estrela da Amadora: nove derrotas. No caso dos homens da Reboleira, quem os recebe sabe que dificilmente perderá pontos: só uma vez empataram fora. 

Outros números: o Sporting tem o melhor ataque (18 golos) e o Boavista a melhor defesa (7 sofridos). O Paços de Ferreira é a surpresa: tem a segunda melhor defesa, apenas com nove golos sofridos. Pior defesa: Aves, 26 golos. Pior ataque: Marítimo e Gil Vicente, quatro golos marcados.