Mário Jardel garantiu neste domingo a conquista da Bola de Ouro, que premeia o melhor goleador dos campeonatos europeus. Marc Lloyd Williams, do Bangor City do País de Gales, apontou mais golos que o avançado do Sporting (47 contra 42) mas o coeficiente atribuído ao campeonato português é superior e assim o brasileiro vence o prémio com larga vantagem.

Com o campeonato inglês ainda por terminar, existem hipóteses académicas de Jimmy ou Van Nistelrooy apanharem Jardel, mas para isso teriam que marcar nove golos. Nistelrooy tem dois jogos por disputar e Jimmy um, o que torna quase impossível o feito.

Pauleta, melhor marcador de França em igualdade com Cissé, do Auxerre, está actualmente no grupo dos sextos classificados, mas Alan Shearer e Thierry Henry podem «saltar» para a frente nos jogos da Premier League que faltam disputar.

Esta é a segunda Bota de Ouro de Mário Jardel, que iguala desta forma um feito só alcançado por Eusébio, Fernando Gomes, Georgescu (Roménia) e Gerd Müller (Alemanha). Ao serviço do Porto, o brasileiro conquistou o prémio em 1998/99. No ano seguinte foi quem mais golos marcou em toda a Europa, mas o coeficiente ditou a vitória de Kevin Phillips (Sunderland). Yazalde, do Sporting, é o outro representante do futebol português no quadro de honra da Bota de Ouro.

Os golos marcados em Inglaterra, Espanha, França, Itália e Alemanha valem dois pontos. Em Portugal, Bélgica, Escócia, Holanda, Áustria e Suíça valem 1,5 e nos restantes países apenas um.

Classificação actual:

POS

NOME/CLUBE

G/P

JARDEL (SPORTING)

42/63

Marc Lloyd Williams (Bangor city)

47/47

Trézeguet (Juventus)

24/48

Hubner (Piacenza)

24/48

Jimmy (Chelsea)

23/46

Van Nistelrooy (Manchester United)

23/46

Wesley Sonck (Genk)

30/45

PAULETA (BORDÉUS)

22/44

Cissé (Auxerre)

22/44

Vieri (Inter)

22/44

Alan Shearer (Newcastle)

22/44

Henry (Arsenal)

22/44

Larsson (Celtic)

29/43,5