Uma ansiedade que durou meses vai ter um ponto final esta tarde no Rio de Janeiro. Luis Filipe Scolari, treinador do Brasil, vai anunciar, às 18 horas de Portugal, os 23 jogadores convocados para o Mundial da Coreia e do Japão.

Apesar de Filipão já ter dito que tem 22 dos jogadores na cabeça, há quem ainda aposte na surpresa da chamada de Romário. Parece que todo o mundo o quer menos Scolari, aquele que tem o poder de decisão. O «baixinho» só foi chamado pelo técnico uma vez, frente ao Uruguai (derrota por 1-0), por altura da qualificação, que se revelou bastante complicada para a «canarinha». Apesar de «Felipão» demonstrar repetidamente que é a sua vontade que vai prevalecer, Romário ainda mantém a esperança, pelo menos por mais algumas horas.

Tal como Jardel. O avançado do Sporting, com 42 golos apontados na I Liga, nunca escondeu o desejo de estar neste Mundial e a cada convocatória brasileira que saía o suspense voltava. Depois de ter ficado de fora nas chamadas para o particular frente a Portugal, dificilmente Jardel ouvirá o seu nome esta tarde.

De há uma semana para cá, Rivaldo recebeu «luz verde» do departamento técnico da selecção, pelo que deverá ter o lugar já assegurado. Já a discussão de Djalminha, do Corunha, com o técnico Javier Irureta, pode custar-lhe o lugar. O substituto apresentado pelos brasileiros, no caso de Djalminha ser afastado por indisciplina é Kaká.