Zlatko Zahovic foi afastado esta quinta-feira da selecção da Eslovénia. A informação foi veiculada pela própria Federação do país e devidamente justificada. «Durante e depois» do jogo frente à Espanha, que os eslovenos perderam por 3-1, o jogador do Benfica «insultou» o treinador Srecko Katanec. Além disso, também foi incorrecto para com o presidente da federação e continuou com um comportamento «impróprio» já no hotel.

Depois de a discussão ter sido tornada pública, Katanec anunciou que se ia demitir do cargo de seleccionador após terminado o Mundial. Zahovic chegou a pedir desculpas ao treinador, o que dava a entender que os problemas estariam encerrados. Até o presidente esloveno, Milan Kucan, entrou na história e pediu que, para o bem do futebol do país, ambos fizessem as pazes.

A Federação considerou que o jogador não respeitou o acordo estabelecido de não comentar mais o assunto e decidiu afastar o jogador, «para o bem do resto da equipa», já que «ele é o único culpado pela situação gerada».