A equipa de sub-19 do Benfica garantiu a primeira vaga da Final Four da Youth League com uma vitória sobre o CSKA Moscovo, na capital russa, por 2-0. Dois golos com alguma fortuna, diga-se, mas que deram forma à superioridade da equipa de João Tralhão ao longo do difícil jogo no relvado sintético do Estádio Oktyab.

O Benfica entrou forte, a trocar a bola com intensidade, ao primeiro toque, com cautelas, tendo em conta o relvado artificial, que fazia a bola saltar mais do que é habitual, depois do contato com o solo. A equipa de João Tralhão procurava manter a posse de bola no meio-campo adversário, para depois tentar surpreender com passes verticais, a solicitar a velocidade de João Félix, José Gomes e David Tavares.

Com temperaturas perto dos zero graus, o jogo seguiu intenso, com os russos em notórias dificuldades nas transições, como ficou bem evidente, aos 16 minutos, no lance do primeiro golo do Benfica. Passe longo de Florentino, pela zona central, Ovchinikov [não, não é filho do antigo guarda-redes do Benfica] saiu de entre os postes, parecia ter o lance controlado, mas escorregou no limite da área e deixou Diogo Gonçalves, que nunca desistiu do lance, destacado para abrir o marcador.

Um golo que deixou o Benfica ainda mais à vontade para jogar com transições rápidas deixando os russos em dificuldades até ao intervalo, com destaque para mais uma oportunidade flagrante de Diogo Gonçalves. A equipa moscovita teve apenas uma oportunidade nesta primeira parte, com Gordyushenko a entrar na área e a fuzilar Fábio Duarte que defendeu o primeiro remate e depois voltou a defender a recarga do número 10 russo. Ainda antes do intervalo, os jogadores do Benfica reclamaram uma alegada mão na área de Kuchaev, mas o defesa russo tinha as mãos junto ao corpo.

A equipa de João Tralhão chegava, assim, ao intervalo em vantagem e acabaria por ampliá-la logo no início da segunda parte, mais uma vez, com alguma fortuna. Livre de Diogo Gonçalves a colocar a bola na área e Leonov, na tentativa de um corte, a atirar para as próprias redes. Os russos reagiram de imediato, aumentando a intensidade do jogo, e estiveram muito perto de reduzir. Oleynikov atirou colocado ao poste e, na recarga, Kuchaev cabeceou para defesa de Fábio Duarte. O Benfica continuava com sorte e, na resposta, Diogo Gonçalves voltou a surgir destacado na área do CSKA, mas desta vez Ovchinikov não escorregou e desarmou o internacional português.

O Benfica ia tentando gerir a vantagem, procurando manter rigor na organização defensiva, enquanto o CSKA continuava a carregar. Maklakov, com um grande pontapé de fora da área, colocou Fábio Duarte à prova, enquanto Oleynikov, na sequência de um canto, também atirou a rasar a barra. Oportunidades esporádicas dos russos, mas a verdade é que a equipa de João Tralhão, na maior parte do tempo, conseguia gerir o jogo longe da baliza de Fábio Duarte.

Uma vitória justa, com alguma sorte na forma como surgiram os golos, mas inquestionável pela forma como a equipa de João Tralhão geriu o jogo. Depois de na primeira edição o Benfica ter chegado à final, perdida para o Barcelona, a equipa da Luz volta agora a chegar à fase final da competição. No caminho para a final, os encarnados vão defrontar o vencedor do Real Madrid-Ajax marcado para quarta-feira.

FICHA DO JOGO                   

Estádio Oktyabr, em Moscovo

Árbitro: Aliyar Aghayev (AZE)

Auxiliares: Rza Mammadov e Akif Amirali

CSKA MOSCOVO: Ovchinikov; Khosonov, Leonov, Alibekov, Maklakov; Oleynikov, Kuchaev, Gordyushenko (Pukhov, 49m) e Tiknizyan; Zhamaletdinov e Chalov.

Suplentes: Kyrnats, Neplyuev, Volkov, Rubenis, Avanesyan e Merenhukov.

Treinador: Aleksandr Grishin

BENFICA: Fábio Duarte; Buta, Rúben Dias, Pedro Álvaro e Ricardo Mangas; Diogo Gonçalves, Florentino e Gedson Fernandes; João Félix (Diogo Mendes, 85m), José Gomes e David Tavares (Mesaque Dju, 90m).

Suplentes: Daniel Azevedo, Nuno Gonçalves, Filipe Soares, Tiago Dias, Vinícius Jaú e Mesaque Dju..

Treinador : João Tralhão.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores: Diogo Gonçalves (16m) e Leonov (47m, pb).

Disciplina: cartão amarelo a Kuchaev (40m), Diogo Gonçalves (51m), José Gomes (78m), Tiknizyan (82m) e Oleynikov (87m).

Resultado final: 0-2.

FILME DO JOGO: CSKA-BENFICA, 0-2

0m: Começou o jogo, saiu o Benfica.

6m: jogo muito equilibrado nestes primeiros minutos.

8m: A relva artificial coloca algumas dificuldades. A bola salta mais quando bate no solo.

15m: Jogo continua intenso, mas ainda sem uma única oportunidade flagrante.

16m: GOLO DO BENFICA (Diogo Gonçalves): passe em profundidade de Florentino, Ovchinikov saiu de entre os postes, mas escorregou e deixou a bola à disposição de Diogo gonçalves que nunca desistiu do lance e atirou a contar.

20m: Mais uma oportunidade para Diogo Gonçalves, mais uma vez na sequência de um passe em profundidade.

24m: Pedro Álvaro, na sequência de um canto, cabeceia no coração da área e obriga Ovchinikov a defesa junto à barra.

28m: Gordyushenko entra na área e fuzila Fábio Duarte que defende e volta a defender a recarga do número 10 russo.

34m: Livre de Diogo Gonçalves sobre a direita e cabeçada de José Gomes na área russa ao lado.

40m: CARTÃO AMARELO a Kuchaev (CSKA) por entrada dura sobre José Gomes.

41m: Benfica pede penalty depois de uma bola na mão de um defesa russo.

INTERVALO: Benfica chega ao intervalo em vantagem graças a um golo de Diogo Gonçalves.

46m: começou a segunda parte, ainda sem alterações nas equipas.

47m: GOLO DO BENFICA (autogolo Leonov): na sequência de um livre de Diog Gonçalves, Leonov, ao tentar cortar, atira para as próprias redes.

49m: substituição no CSKA: saiu Gordyushenko, entrou Pukhov.

51m: CARTÃO AMARELO a Diogo Gonçalves (Benfica).

54m: Oleynikov atira colocado AO POSTE e, na recarga, Kuchaev cabeceia para defesa de Fábio Duarte. Melhor oportunidade do CSKA:

57m: Diogo Gonçalves! Grande oportundiade para o médio do Benfica que surgiu destacado na área do CSKA, mas permitiu a defesa de Ochinikov.

62m: O CSKA não baixa os braços e coloca mais intensidade no jogo à procura de um golo.

66m: MAKLAKOV! Remate fortíssimo de fora da área, para grande defesa de Fábio Duarte.

67m: Na sequência do canto, Oleynikov atira a rasar a barra.

68m: Fábio Duarte está com queixas. Jogo interrompido para o guarda-redes do Benfica receber assistência.

78m: CARTÃO AMARELO a José Gomes (Benfica).

80m: Khosonov, na marcação de um livre, atira contra a barreira.

81m: contra-ataque rápido do Benfica, com Diogo Gonçalves a servir José Gomes, mas o auxliar detetou um fora de jogo que não existe.

82m: CARTÃO AMARELO a Tiknizyan (CSKA).

85m: substituição no Benfica. Saiu João Félix e entrou Diogo Mendes.

87m: CARTÃO AMARELO a Oleynikov (CSKA).

90m: mais três minutos.

FINAL: o Benfica é a primeira equipa na Final Four da Youth League. Equipa de João TRalhão vai agora aguardar pelo desfecho do REal Madrid-Ajax para saber com quem vai discutir um lugar na final.