Danilo Pereira e André estão suspensos, Evandro continua lesionado, restam Rúben Neves, Héctor Herrera e Sérgio Oliveira para o meio campo do FC Porto.

Assim, se nada de surpreendente surgir até sábado, o vice campeão europeu de Sub21 será titular contra o União da Madeira. Pela primeira vez no campeonato!

Estamos em março, a Liga leva 25 jornadas e Sérgio Oliveira soma… quatro minutos de utilização.

A única presença de Sérgio no campeonato ocorreu a 17 de janeiro, na derrota em Guimarães, já com Rui Barros no banco de suplentes. Com Julen Lopetegui nunca foi utilizado na Liga.

Na passada semana, em jogo da Taça de Portugal, o Maisfutebol elegeu Sérgio Oliveira como a Figura da vitória por 2-0 sobre o Gil Vicente. O jornalista Vitor Hugo Alvarenga escreveu o seguinte:

«Jogo delicioso do médio português que chegou ao Dragão depois de um Campeonato da Europa sub-21 a grande nível. Última opção para o setor intermediário no legado de Julen Lopetegui, Sérgio ficou no clube face à saída de Imbula e assinou esta noite a melhor exibição com a camisola do FC Porto. Naturalmente, num cenário de menor exigência. Passes de enorme qualidade, com uma cadência interessante, permitindo matar saudades do promissor Sérgio Oliveira. A noite foi dele».

Em Braga, o médio esteve a aquecer durante largos minutos, mas o primeiro golo do Sp. Braga alterou os planos de Peseiro. Entraram Aboubakar, Corona e Marega, os três avançados que estavam no banco.

Curiosamente, Sérgio Oliveira reencontrou na Pedreira o treinador que projetou o seu futebol para outro patamar na temporada passada: Paulo Fonseca.

«Não conhecia o Sérgio e as pessoas levantavam várias questões sobre ele. Ouvi imensas coisas e o que eu vi é precisamente o oposto. É um jogador hiper-inteligente e dedicado, um grande profissional. Evoluiu muito, merece a transferência para o FC Porto», disse Fonseca ao Maisfutebol a 21 de maio de 2015.

Sérgio Oliveira estreou-se na equipa principal do FC Porto a 17 de outubro de 2009, pela mão de Jesualdo Ferreira. Tinha 17 anos.

Passou depois por Beira-Mar, Malines (Bélgica), Penafiel, FC Porto B e Paços Ferreira, antes de voltar no verão de 2015 ao Dragão, como reforço de luxo. Lopetegui ignorou-o por completo.

Sérgio Oliveira no FC Porto 2015/16:

. Campeonato: 1 jogo, 4 minutos
. Liga Europa: 1 jogo, 76 minutos
. Taça de Portugal: 4 jogos, 263 minutos (1 golo)
. Taça da Liga: 3 jogos, 247 minutos

TOTAL: 9 jogos, 590 minutos, 1 golo