O Brasil vai introduzir uma inovação no futebol. Amanhã, no encontro entre o Cruzeiro e o América, um clássico do campeonato Mineiro, o árbitro Cléver Assunção vai entrar em campo munido de um spray demarcador de barreira. Isto é, uma pequena lata de spray que permitirá ao árbitro, nos livres directos, demarcar a distância entre a barreira e o local da infracção. 

Esta inovação foi proposta por Heine Aleimagne, um mineiro de Ituiutaba, e já foi testada, há um ano, no decorrer de um torneio junior. Esta época, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou a invenção e liberou o uso do spray para todas as federações estaduais. A partir do clássico deste sábado, o spray será adoptado em definitivo pela Federação Mineira e utilizado em todos os jogos do Estadual. 

Até ao final da época, a CBF vai enviar para a FIFA um relatório sobre a utilização do spray em jogos em jogos de campeonatos estaduais do Brasil. Se o orgão máximo do futebol mundial aprovar a iniciativa, esta deverá estender-se a todos os países.