Título entregue ao FC Porto, que terá a festa de consagração no sábado, e o domingo reservado para as decisões que restam. E são tão importantes. Está em jogo o segundo lugar, que representa o último bilhete para a eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, e também o terceiro, com o Sp. Braga à espreita. Por fim, mas não menos importante, as duas posições de descida à II Liga. Tudo marcado para as 18h de domingo. No outro campeonato profissional, só resta decidir o último lugar de descida, mas há sete equipas na luta. O Maisfutebol apresenta um guia para as decisões, que começam logo na manhã de sábado

Sábado

V. Guimarães-FC Porto (16h00, SportTV1)

Depois de assegurado o título, o FC Porto fará a festa, que culmina com a receção na Câmara Municipal do Porto, uma novidade neste século. Não acontece desde 1999, entretanto houve Rui Rio como presidente da autarquia e de costas voltadas com o clube e o período de jejum dos «dragões».

A jornada começa  na sexta-feira com o Desp. Aves-Desp. Chaves (20h30, SportTV1), jogo entre duas equipas já tranquilas e com a formação da casa em «estágio» para a final da Taça de Portugal, frente ao Sporting, no próximo domingo. O Jamor ainda terá um papel a dizer sobre o alinhamento europeu para a próxima época, já lá vamos. Ainda no sábado haverá o Boavista-Belenenses (20h00, SportTV1), o outro encontro que já não conta para as decisões da Liga.

Domingo

Então cá estamos, para duas horas na linha vermelha. Vamos a isso.

Sporting e Benfica na a mesma luta e o Sp. Braga à espreita

Marítimo-Sporting (18h00, SportTV1)

Benfica-Moreirense (18h00, BenficaTV)

O segundo lugar joga-se em dois campos: nos Barreiros e na Luz. Sporting e Benfica partem em igualdade pontual, mas em caso de fazerem resultado idêntico a vantagem e o segundo lugar é dos «leões»: o nulo no dérbi da jornada passada garantiu que o golo marcado no 1-1 da Luz na primeira volta desempate a favor do Sporting. De um lado então o Marítimo-Sporting (18h00, SportTV1). O «leão» frente a uma equipa já sem hipóteses de chegar à Europa, num campo onde empatou na última época: 2-2 a arrancar a segunda volta, numa fase crítica da temporada, em que se atrasou irremediavelmente na corrida. Do outro o Benfica-Moreirense (18h00, BenficaTV), um jogo que já cruza com a luta pela permanência. Apesar do evidente favoritismo frente a uma equipa que nunca venceu na Luz, os «encarnados» chegam à decisão fragilizados, naquele que é o pior ciclo de resultados desde que Rui Vitória chegou à Luz.

Portanto, as contas do segundo lugar são simples. Se ambos fizerem o mesmo resultado, pontuando, é o Sporting quem fica com o segundo lugar e vai à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Irá o Benfica se fizer melhor que os «leões».

Em caso de derrota de algum deles, já entra o Sp. Braga na conversa. A três pontos de distância, a equipa de Abel já não pode ser segunda, mas pode ser terceira.

Num cenário em que tanto Benfica como Sporting percam e o Sp. Braga ganhe ficam todos em igualdade pontual. E aí é o Benfica quem tem vantagem num campeonato a três, e o Sporting o último. Portanto, o Benfica seria segundo, o Sp. Braga terceiro e o Sporting quarto.

Se for só o Benfica a perder e o Sp. Braga ganhar os «encarnados» serão terceiros, por terem vantagem no desempate, e os minhotos quartos.

Se for só o Sporting a perder, conjugado com uma vitória do Sp. Braga, muda tudo: terceiro lugar para os minhotos e os «leões» em quarto.

E no limite, Benfica e Rio Ave a torcerem pelo... Sporting no Jamor

Rio Ave-Sp. Braga (18h00, SportTV2)

O terceiro lugar, que o Sp. Braga ainda procura, dá acesso à Liga Europa, mas ainda com a posição em aberto. Só haverá um lugar na fase de grupos e está reservado ao vencedor da Taça de Portugal. Se a 20 de maio o Desp. Aves ganhar no Jamor fica com ele. E o terceiro classificado terá de partir da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, enquanto o quarto arranca na segunda

Caso contrário, há vários cenários. Se os «leões» ganharem a Taça e forem segundos no campeonato libertam o lugar de fase de grupos da Liga Europa precisamente para... o Benfica. Se forem terceiros o lugar é deles.

E aí abre-se outra vaga na Europa. Uma vitória dos «leões» no Jamor garante a Europa ao Rio Ave, que já tem o quinto lugar assegurado. Nesse caso iria o quarto classificado à terceira pré-eliminatória e o Rio Ave à segunda.

Cinco para fugir a dois lugares

Feirense-Estoril (18h00, SportTV5)

Portimonense-Paços Ferreira (18h00, SportTV3)

V. Setúbal-Tondela (18h00, SportTV4)

Benfica-Moreirense (18h00, BenficaTV)

Se as contas do segundo lugar e da Europa são relativamente simples, a luta pela permanência é a grande confusão. Sem nenhuma equipa já despromovida, há cinco ainda em risco – Moreirense, Feirense, Paços Ferreira, Estoril e V. Setúbal.

Joga-se tudo em quatro campos e com um duelo direto pelo meio, no Feirense-Estoril (18h00, SportTV5). Além do Benfica-Moreirense, V. Setúbal-Tondela (18h00, SportTV4) e Portimonense-Paços Ferreira (18h00, SportTV3) são os jogos a seguir.

São muitos os cenários sobre a mesa, desde a situação mais clara do Estoril, que ganha na Feira ou desce de divisão, a várias combinações possíveis envolvendo as outras equipas.

Os cenários estão todos aqui

E veja aqui a classificação e os resultados da Liga

II Liga: sete a fugir a um lugar e contas sem fim

Agora o segundo campeonato profissional, que na verdade será o primeiro a decidir-se neste fim de semana. A penúltima jornada da II Liga definiu as duas equipas promovidas à Liga e também o campeão. O Nacional festejou a dobrar e será acompanhado pelo Santa Clara no regresso ao principal escalão. Tudo resolvido por aí e até ver mais claro agora que a Liga decidiu pelo não alargamento do campeonato para a próxima época. Em causa a integração do Gil Vicente, prevista agora para apenas acontecer na temporada seguinte. Com três equipas já despromovidas, resta apenas decidir o último lugar de despromoção. Mas este apenas não significa contas simples. Muito pelo contrário.

O Gil Vicente foi precisamente uma das três equipas já despromovidas, junto com Real Massamá e Sporting B. Resta um bilhete para baixo e há nada menos que sete equipas ainda em risco na última ronda: U. Madeira, Sp. Braga, Sp. Covilhã, Benfica B, Oliveirense, Famalicão e Varzim.

Tudo marcado para a manhã de sábado, a partir das 11h15, sem confrontos diretos entre equipas em risco de descida.

Os jogos da luta pela permanência:

Sábado, 11h15:

Sporting B-Sp. Braga B

Sp. Covilhã-Penafiel

Oliveirense-Arouca

Benfica B-FC Porto B

Varzim-Académica

Cova Piedade-U. Madeira

Famalicão-Leixões (SportTV1)

Cenários:

11º Varzim, 47 pontos

Se pontuar tem a permanência garantida, sem mais contas. E também pode salvar-se mesmo perdendo. Mas há um cenário limite de todas as equipas em risco terminarem com 47 pontos, o que levaria ao desampate num campeonato a sete (!). O incrível desse cenário é que desceria... o Varzim, a equipa que menos pontos somou no conjunto dos confrontos com as outras seis.

12º Famalicão, 47 pontos

Garante a permanência se pontuar com o Leixões, no único jogo desta manhã de sábado com transmissão televisiva. Em caso de derrota também pode ficar a salvo, mas aí já teriam de entrar em linha de conta os outros resultados.

13º Oliveirense, 46 pontos

Se ganhar ao Arouca fica a salvo de mais cenários. Em caso de empate, entra a ponderação dos outros resultados.

14º Benfica B, 46 pontos

Também se salva com uma vitória, tendo a aliciante de jogar o futuro no clássico com o FC Porto B. Se empatar também deverá poder respirar, visto que tem vantagem nos confrontos com quase todas as outras equipas em risco, exceto a Oliveirense. É aliás a equipa com melhor pontuação no tal eventual campeonato a sete, um total de 27 pontos. Em caso de derrota, já depende dos outros resultados.  

15º Sp. Covilhã, 46 pontos

Garante a permanência se ganhar e empatando também está em boa posição, visto que só não tem vantagem no desempate com Benfica B e Famalicão.

16º Sp. Braga B, 44 pontos

Situação delicada, mas se ganhar garante a permanência, uma vez que tem vantagem sobre o U. Madeira na diferença de golos.

17º  U. Madeira, 44 pontos

A equipa em posição mais delicada, a única que não depende se si. Mesmo ganhando, precisaria de vários outros resultados a seu favor para se manter na Liga.

Resultados e classificação da II Liga