A FIFA confirmou esta quinta-feira as suspensões das federações de futebol de Guatemala e Kuwait. Os delegados do organismo máximo do futebol mundial votaram com maioria absoluta para manter os castigos aplicados aos dois países.

A Guatemala não integra as competições internacionais desde 28 de outubro de 2016. É que a assembleia federativa não ratificou a continuidade do comité regulador imposto pela FIFA, depois de o país ter estado implicado no caso de corrupção denominado «FIFAGate».

O congresso, por recomendação do Conselho da FIFA, decidiu manter a suspensão até que a federação guatemalteca assuma as recomendações do organismo responsável pelo futebol mundial. 197 delegados votaram a favor, dois contra.

Segundo a FIFA, o país centro-americano terá de aprovar as reformas no estatuto da sua federação. Entre as quais, promover uma maior participação feminina na liderança, proibir uma reeleição indefinida para a presidência e criar órgãos de ética e eleitorais.

O congresso reunido no Bahrain decidiu ainda manter a suspensão ao Kuwait, que se prolonga desde 2015. É uma tentativa para combater a ingerência governamental, até que haja mudanças na lei do Desporto no país, de acordo com as propostas da FIFA. 197 representantes votaram a favor, oito contra.